Inscrições para o Programa de Pós-Graduaç̧ão em Ciências Ambientais e Conservação vão até o dia 18
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira está com as inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduaç̧ão em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) para o primeiro semestre de 2019.
Os interessados podem se inscrever até o dia 18 de janeiro, na Secretaria do Programa (de segunda a sexta-feira, das 09:00h às 16:00h) ou por e-mail: ppgciac2019@gmail.com. A sede do PPG-CiAC está localizada no campus UFRJ-Macaé, no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) – antigo Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ).
Estão sendo oferecidas 20 vagas regulares para o mestrado, além de três vagas adicionais para os servidores da universidade no âmbito do “Programa de Qualificação Institucional”. Já no Doutorado serão destinadas 10 vagas regulares e mais duas para servidores (PQI/UFRJ).
Nesse processo seletivo, o PPG-CiAC também aderiu explicitamente ao sistema de cotas, em consonância com a Resolução CEPG, sendo oferecidas duas cotas de vagas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência no Mestrado e duas no Doutorado.
Esse ano também tem outra novidade: a possibilidade de participar da concorrência por videoconferência para candidatos que residirem fora do Estado do Rio de Janeiro, incluindo outros países. O processo seletivo para o Mestrado será entre os dias 23 de janeiro, 6 e 7 de fevereiro. Já para o Doutorado nas datas: 12, 13 e 14 de fevereiro.
Mais informações podem ser encontradas nos Editais de Seleção – 2019 para o Mestrado e Doutorado do PPG-CiAC, disponíveis no site: http://ppgciac.macae.ufrj.br, ou nos e-mails: ppgciac@nupem.ufrj.br (Secretaria do Programa), didario@gmail.com (Coordenador do Programa), e no telefone (22) 2141 3951.
O PPG-CiAC é um Programa senso estrito e Interdisciplinar da Área de Ciências Ambientais da CAPES. Projetos nas mais diversas áreas do conhecimento, desde a caracterização da biodiversidade em seus mais variados níveis até estudos visando o componente humano e sociedades (ciências sociais, antropologia, etc) são passiveis de serem desenvolvidos nele. Estimula-se, em particular, a co-orientação em áreas distintas para o desenvolvimento de projetos de caráter multi- e interdisciplinar.