odebateon-educação-macae-ufrj
Inscrições para professores e instrutores vão até sábado (1o). Já para estudantes o prazo termina no dia 2 de março - Divulgação

O Projeto Social ‘Aprenda a Programar Jogando’ é voltado para crianças e adolescentes

O estudo da programação não é mais exclusivo para pessoas da área de computação e vem sendo introduzido na educação de crianças e jovens em diversos países devido às habilidades e benefícios que promovem. A programação de computadores estimula a criatividade, o raciocínio lógico, facilita na organização dos pensamentos e na solução de problemas.

Pensando nisso, em Macaé, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé) conta com o Projeto Social ‘Aprenda a Programar Jogando’. E para quem tem o interesse, estão abertas as inscrições para minicursos gratuitos para crianças (seis a 10 anos) e adolescentes, que acontecerão nesse semestre.

Para se inscrever, os responsáveis precisam acessar o site aprendaprogramar.macae.ufrj.br/inscricoes, onde também vão encontrar as informações gerais sobre os cursos. As aulas começam no próximo dia 19 e vão até 4 de setembro. O curso de Programação para Crianças – Nível 1 (seis a 10 anos) será todas às segundas e quartas-feiras, às 17h30. Já o Laboratório de Python para Jovens (a partir dos 15 anos) terá início no dia 30 de agosto e terminará no dia 4 de outubro. As aulas serão às sextas-feiras, no mesmo horário.

O Laboratório de Python para Crianças (10 a 14 anos) terá início no dia 16 de setembro. Aulas também às segundas e quartas-feiras, às 17h30. O minicurso de Programação para Crianças – Nível 2 começará no dia 14 de outubro (seis a 10 anos), nos mesmos dias e horário.

O objetivo do curso é apresentar os conceitos de programação de computadores para as crianças de forma divertida e mostrar que elas podem ser criadoras das tecnologias que usam no dia a dia. Durante as aulas as crianças aprenderão ferramentas utilizadas mundialmente para o ensino da programação e irão se divertir aprendendo por meio de jogos e brincadeiras.

O projeto é coordenado pela professora Janaína Gomide e os monitores são alunos de Engenharia da UFRJ. Aprenda a Programar é um projeto de extensão universitária, princípio constitucional do seu papel no tripé ensino, pesquisa e extensão, “processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”.

As aulas acontecerão na Cidade Universitária, que está localizada na Rua Aloísio da Silva Gomes, número 50, bairro Granja dos Cavaleiros.