No ano passado, apenas 963 milhões de turistas internacionais viajaram pelo mundo, em contraste com os 1,5 bilhão registrados três anos antes
O número de turistas internacionais em 2022 apresentou uma significativa queda de 34% em comparação com os níveis registrados em 2019, antes do impacto da pandemia. Segundo um relatório da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas, no ano passado, apenas 963 milhões de turistas internacionais viajaram pelo mundo, em contraste com os 1,5 bilhão registrados três anos antes. Esse declínio é um reflexo das duras restrições de viagem e das incertezas causadas pelo cenário global da saúde.
Em 2020, marcado como o primeiro ano da pandemia, houve um registro ainda mais drástico, com apenas 407 milhões de chegadas de turistas internacionais, uma queda vertiginosa de 72% em relação ao ano anterior, que demonstrou a profundidade do impacto da pandemia no setor de turismo. No entanto, o relatório aponta que em 2022, houve um aumento em relação a 2021, impulsionado pela “forte procura reprimida” e pela flexibilização das restrições de viagem.
O Oriente Médio se destacou como a região que apresentou a recuperação mais expressiva a nível mundial em 2022, ficando apenas 10% abaixo dos níveis de 2019. Em seguida, a Europa mostrou uma recuperação de 20%, enquanto as Américas continuaram a enfrentar desafios, com uma redução de 29% em relação aos níveis pré-pandemia. Esses números evidenciam os desafios contínuos enfrentados pelo setor de turismo em meio às flutuações das condições globais.