O presidente Donald Trump confirmou que se reunirá com Nayib Bukele, presidente de El Salvador, nesta segunda-feira (14), para discutir parcerias contra o crime organizado. Segundo Trump, a aliança pretende “erradicar organizações terroristas” e reforçar o combate a gangues internacionais.

O encontro ocorre dias após Trump afirmar no Truth Social: “Esses bárbaros estão agora sob a custódia exclusiva de El Salvador (…) Eles nunca mais ameaçarão nossos cidadãos!”. A referência foi a membros de gangues como MS-13 e Tren de Aragua, que têm sido deportados pelos EUA e aceitos por Bukele.

Trump suspendeu por 90 dias tarifas que havia imposto a dezenas de países, enquanto aumentou em 125% a taxação sobre produtos da China. Segundo assessores, ele “será o negociador-chefe” e está pessoalmente atendendo ligações de líderes internacionais em busca de acordos.

Ainda nesta semana, o ex-presidente anunciou o “Trump Gold Card”, um visto especial de US$ 5 milhões que dá acesso a residência e cidadania nos EUA. Elon Musk afirmou que o cartão estará “operacional em breve”, e Trump garantiu: “Será um caminho para a cidadania dos Estados Unidos.