A ação, que apontava um suposto abuso do poder econômico durante o período eleitoral, foi proposta pela coligação perdedora liderada por Raimundo Colombo (PSD)
A tentativa de cassar o mandato do senador Jorge Seif (PL-SC) foi frustrada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) nesta terça (7). A ação, que apontava um suposto abuso do poder econômico durante o período eleitoral, foi proposta pela coligação perdedora liderada por Raimundo Colombo (PSD), ex-governador e concorrente de Seif na disputa eleitoral de 2022.
As alegações centrais do processo eram de que Seif, durante a campanha para o Senado, teria utilizado indevidamente a estrutura das lojas Havan. O proprietário da rede varejista, Luciano Hang, conhecido por apoiar o então presidente Jair Bolsonaro, também foi citado na ação judicial. Entretanto, a desembargadora relatora do caso, Maria do Rocio Luz Santa Ritta, e todos os demais membros do TRE-SC concluíram que, mesmo diante de irregularidades identificadas, estas não possuíam a magnitude necessária para influenciar o resultado das eleições.