Tradicional desfile cívico marca 206 anos de Macaé

1
529
O desfile foi marcado por sorrisos, aplausos e emoção do público e dos participantes. A orla de Imbetiba ficou lotada

O desfile teve como tema “Cultura afro-brasileira, uma mistura de sabores, cores e ritmos”

Com o tema “Cultura afro-brasileira, uma mistura de sabores, cores e ritmos”, o desfile dos 206 anos de fundação da vila de Macaé lotou a Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba. Antes do evento, o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, participou, junto a autoridades civis e militares, do hasteamento das bandeiras na frente da sede da prefeitura. Na oportunidade, ele elogiou a população de Macaé, por sua capacidade de transformação e superação.

“Apesar dos problemas cotidianos, vemos um povo com muita gentileza, resiliência e vontade. O aniversário de Macaé deste ano é um momento ímpar. Inauguramos o Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, que será um importante complexo de saúde da região e do Estado do Rio de Janeiro, com 38 especialidades”, pontuou.

O prefeito destacou ainda como saldo positivo dos 206 anos, a definição e aprovação da população para as questões tratadas na Consulta Pública: tarifa zero para água, encampação da operação de abastecimento de água, continuidade da passagem a R$ 1 e a integração das composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ao sistema de transporte público. ”A consulta pública foi uma forma clara da população mostrar o que deseja quanto ao abastecimento de água e transporte. Temos um presente e um futuro pela frente”, destacou.

O desfile foi marcado por sorrisos, aplausos e emoção do público e dos participantes. Um dos destaques foi o envolvimento dos alunos do Ensino Superior, que também estiveram na avenida junto aos estudantes da Educação Infantil, ensinos Fundamental, Médio, Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos. No decorrer do desfile, as escolas apresentaram resumo das atividades pedagógicas realizadas na Literarte, feira cultural que aconteceu no primeiro semestre letivo.

A abertura do desfile contou com representantes de diversas corporações e instituições, como Capitania dos Portos, Forte Marechal Hermes (Exército), Polícia Militar, Bombeiros, Ordem Pública-Guarda Municipal e Defesa Civil. Participaram ainda representantes de grupos de escoteiros, além de projetos como Nova Vida, Cemeaes, projeto Base Forte e grupo de Mães Motivados pelo Autismo-Macaé (Mopam).

O Secretário de Educação, Guto Garcia, pontuou que os pelotões destacaram temáticas sobre a construção de um país, a identidade negra, construção social, histórica e cultural, o desenvolvimento do protagonismo juvenil, a inclusão e os direitos de igualdade e liberdade garantidos pela Constituição, além das tradições culturais da cidade.

“A reflexão, os direitos e a diversidade foram pontos importantes apresentados pelas escolas e convidados. Agradeço a toda população, aos professores, gestores, alunos e familiares, que fizeram desta segunda-feira de desfile, uma data ímpar, marcada por beleza e reflexão”, pontua.

No último pelotão, uma das abordagens foi “Macaé, Cidade do Saber e do Conhecimento”, que integrou profissionais da Secretaria de Educação, conduzidos pelo Secretário Guto Garcia e ex-secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia. “Estamos emocionados aqui. É uma conquista importante ver Macaé se consolidando como cidade do conhecimento, oferecendo da Educação Básica ao Ensino Superior”, declararam.

1 COMENTÁRIO

  1. O MACAÉ RJ PRECISA COM URGÊNCIA É DE UM NOVO PORTO PARA OPERAÇÕES OFFSHORES PARA O PRÉ SAL DA BACIA DE SANTOS !!!! NESTE MOMENTO A CIDADE DE MACAÉ ESTÁ SENDO ESVAZIADA !!!! E TUDO ESTÁ INDO PARA AS CIDADES EM TORNO DO SUPER PORTO DO AÇU EM SÃO JOÃO DA BARRA E CAMPOS DOS GOYTACAZES !!! MACAÉ RJ APOSTA NUMA SOLUÇÃO PROVISÓRIA DE EMPREGOS PARA A CONSTRUÇÃO DAS TERMELÉTRICAS !!! PORÉM DEPOIS DE PRONTAS !!! OS EMPREGOS SÃO SÓ PARA POUQUÍSSIMOS OPERADORES DE TERMOELÉTRICAS !!! E AS EMPRESAS ESTÃO INDO EMBORA !!!! PARA CAMPOS E SÃO JOÃO DA BARRA !!!

Comments are closed.