Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao benefício, e qual o valor a receber, pelo site da Caixa, no endereço www.caixa.gov.br

Até agora, cerca de 20 milhões de trabalhadores receberam o beneficio no valor de R$ 954

Cerca de 2 milhões de trabalhadores ainda não receberam o abono salarial do PIS/PASEP ano-base 2016. O prazo para sacar o benefício termina em 29 de junho. Na totalidade, o exercício contempla 22 milhões de pessoas, correspondentes a R$ 15 bilhões. Ou seja, 20 milhões já receberam os valores de R$ 954, individualmente.

Para o superintendente nacional de Benefícios Sociais da CAIXA, Rogério Saab, o movimento de saque dos benefícios está dentro do previsto para o período. Ele destaca, porém, a importância do residual do ano-base 2016 sacar o benefício o quanto antes.

“No fechamento do calendário vamos iniciar um novo ciclo, reprocessar a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2017 e reabrir o calendário para o prazo de 2018/2019. Então, quem não fizer o saque do benefício até 29 de junho poderá ter direito ao abono salarial apenas no próximo calendário. Ou seja, o valor que não foi sacado até essa data retornará ao Fundo do Amparo ao Trabalhador (FAT)”, explicou.

Aplicativo 

Conforme Saab, o acesso ao Aplicativo do Trabalhador da CAIXA é o melhor passo para saber se tem direito ao beneficio. “Pelo aplicativo, o trabalhador pode ter todas as informações, inclusive consultar se tem ou não direito a partir do número do NIS (Número de Identificação Social), além do calendário de quando pode receber o benefício”, acrescentou.

Trabalhadores clientes da CAIXA podem receber o benefício diretamente em sua conta bancária. “Às vezes o crédito foi até feito, e, nesse caso, peço que o trabalhador verifique, de acordo com o calendário, o recebimento na conta.”

Para receber o abono salarial, o trabalhador precisa ser inscrito nos programas há cinco anos, pelo menos, e ter trabalhado em 2016 formalmente 30 dias, aproximadamente, com renda média mensal de até dois salários mínimos.

“É necessário ainda que os trabalhadores tenham seus dados informados corretamente pelo empregador na RAIS de 2016 para que possamos efetuar o pagamento no calendário2017/2018”, acrescentou.

Cartão Cidadão

Para sacar o PIS, o trabalhador precisa do Cartão Cidadão e senha cadastrada para receber nas Lotéricas, CAIXA Aqui ou nos terminais de autoatendimento nas agências da CAIXA. Caso não tenha o cartão, pode receber o valor em uma agência da Caixa apresentando documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 726 0207.

Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao benefício, e qual o valor a receber, pelo site da Caixa, no endereço www.caixa.gov.br; além do aplicativo Caixa Trabalhador, disponível em todas as lojas de aplicativos das três plataformas operacionais (Android, IOS e Windows) ou pela central de atendimento 0800 726 0207.

Os servidores públicos possuem inscrição Pasep e devem procurar uma agência do Banco do Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo número 0800 729 0001.