Os foguetes Qassam utilizados pelo Hamas são de fabricação caseira e levam materiais que podem ser encontrados em qualquer cidade
O grupo Hamas disparou cerca de 5.000 foguetes contra Israel no último sábado (7), elevando as tensões na região aos mais altos níveis nos últimos anos. O poderio bélico da célula palestina acendeu um alerta: como é possível uma organização, classificada como terrorista pelos EUA e pelo Reino Unido, possuir tantas armas de guerra?
Os foguetes Qassam utilizados pelo Hamas são de fabricação caseira e levam materiais que podem ser encontrados em qualquer cidade. A estrutura do armamento, por exemplo, é feita de canos do sistema de abastecimento de água na região de Gaza. Segundo o jornal britânico The Telegraph, acredita-se que esses canos utilizados para fazer os Qassam tenham sido escavados de instalações feitas a partir de doações da União Europeia.
Ainda de acordo com a publicação, o combustível dos foguetes é preparado com uma mistura de açúcar caramelizado com fertilizantes à base de nitrato de potássio. Juntam-se à fórmula explosivos comercialmente disponíveis em Gaza. Um vídeo de 2021 divulgado pelo Hamas mostra como eles escavam os canos e os transformam em foguetes.