Uma das carreiras mais necessárias nos dias atuais e possui alta empregabilidade por parte de empresas, laboratórios e indústrias é o técnico em Química. Esse profissional está apto a operar com elementos químicos e demais produtos. Elementos que estão presentes em praticamente tudo à nossa volta, desde o remédio que tomamos até mesmo a qualidade da água que sai de nossas torneiras.
O profissional formado como Técnico em Química lida com processos dentro de laboratórios e indústrias, fazendo testes, amostragens e análises químicas. Além disso, as análises microbiológicas, instrumentais, físico-químicas também podem ser operadas por esse profissional.
Ao longo destes 26 anos, a Educação Técnica do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo qualificou centenas de técnicos, tornando-se referência de ensino na cidade de Macaé. Com duração de 18 meses, o curso técnico em Química, oferecido pela instituição, é reconhecido por diversas empresas, além de possuir certificação emitida pelo conselho federal. Este reconhecimento é reflexo do crescente número de empresas conveniadas para oferta de estágio aos nossos alunos.
Lívia Guidinele exerce a função como técnica em química e hoje trabalha no setor de óleo e gás. Ela conta que fez o curso técnico junto com o Ensino Médio, de forma concomitante, possibilitando seu ingresso imediato no mercado de trabalho. “Foi um divisor de águas para mim. Olhando para trás, por tudo que passei, vejo os frutos sendo colhidos e fico muito feliz. Abriu muito a minha mente para enfrentar novos desafios. Vale muito a pena”, explica.
Para a coordenadora da Educação Técnica do Colégio Castelo, Fátima Neves, os cursos são um diferencial na vida acadêmica do jovem. “Nossa região está carente de profissionais, não só das áreas que oferecemos, mas de outros cursos, por conta da demanda. O curso técnico do Colégio Castelo é reconhecido em toda região, afinal são 26 anos de estrada. Temos o retorno positivo de pessoas que estão no mercado de trabalho e de empresários que já passaram por nós quando jovens e hoje ocupam cargos de alto nível em multinacionais. Isso é motivo de orgulho para nós”, finaliza Fátima.
Texto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana