O Grupo Cria Expressões Humanas e a Cia Pigmetus fazem teatro ao vivo no Instagram
Em tempos de confinamento, cresce um clima de diversão online, levando ao público um mundo de arte e cultura, sem precisar sair de suas salas de casa. Assim, a mudança de hábitos mudou, e no conforto de suas poltronas o amante da arte de interpretar pode aplaudir os mais sensacionais espetáculos teatrais do planeta.
É o caso das atrizes Cláudia Byspo, do Grupo Cria Expressões Humanas, e Marcela Jorge, da Cia Pigmentus – dois grupos de teatro da região -, que estão com uma programação diária de apresentações teatrais ao vivo, às 20h , no Instagram. As apresentações começaram na primeira semana de isolamento social (por conta da pandemia de Covid 19), com cenas do espetáculo AMOR LÍQUIDO, que tem uma proposta de direção aberta e é conceituado a partir dos pensamentos do sociólogo Zygmum Baumam sobre a liquidez das relações.
A iniciativa – também desenvolvida por outros artistas no mundo – já ganhou plateia cativa na live das duas atrizes. A transmissão que começou com 60 seguidores, já alcançou quase 300 pessoas. “Em tempos de isolamento nossa intenção é proporcionar opção artística, já que o setor cultural foi um dos primeiros a ser atingido pela implantação da quarentena no Brasil,” explicam Cláudia e Marcela.
Esta semana as duas atrizes começaram um processo novo: a construção do espetáculo Amor Sólido, a partir do texto Partes de mim – um monólogo escrito por Marcela. Todo o estudo e construção da obra são entregues aos seguidores, ao vivo. Segundo Cláudia, que conduz o trabalho, estar online com o processo artístico é colocar-se num lugar de vulnerabilidade, mas também é um contato precioso e diferente em momento de isolamento.
Os seguidores opinam sobre a obra, dando sugestões de figurino e local para as cenas, que poderão acontecer em três locais : banheiro, varanda ou quarto na casa de Marcela. “Estamos instigadas com o processo. É um diálogo vivo com muitas pessoas e isso nos aproxima. É teatro de casa para sua casa”, fortalece Cláudia.
Outra possibilidade de participação da plateia virtual no processo é a gravação de vozes. Quem quiser pode acompanhar pela live e depois entrar em contato com as duas atrizes, que enviaram textos para serem gravados pelos interessados. Essas vozes serão usadas durante o processo na live e aproveitadas para o espetáculo , quando ganhará os palcos também fora do mundo virtual, assim que a crise do corona passar. “Na verdade sempre quis fazer o espetáculo na casa das pessoas, mas entendo que ir para os teatros será muito rico e desafiador, já que boa parte do processo será online”, explica Marcela.
A novidade
O momento de arte na internet, para Cláudia Byspo, traz reflexões importantes sobre o espaço confinado como local de criação, o imaginário ativado a partir da escassez, a plateia ampliada, o fenômeno do ao vivo que impulsiona a vulnerabilidade e a identificação, além de um mercado online ativado. “Os gestores já identificaram isso. Tanto, que muitos editais estão sendo lançados no mundo e no país. Uma ação que vai movimentar a economia da cultura e inibir as aglomerações em espaços de concentração. Pela internet nos aproximamos, diminuindo a angústia do isolamento e, ao mesmo tempo , ficamos protegidos do contágio”, proclama a atriz.
Na semana passada Cláudia Byspo esteve na live da Secretaria de Cultura de Macaé, falando sobre a criação artística em tempos de crise e na próxima terça-feira, 31, às 20 horas , estará na live FETAERJ – Federação de Teatro Associativo do Rio de Janeiro, falando da experiência artística ao longo de 30 anos , na Região Norte Fluminense.
Quem estiver interessado na programação da live das atrizes pode adicioná-las no Instagram @claudia_byso e @celajorge e se deliciar com uma programação cultural diferenciada, que tem o apoio da Secretaria de Cultura de Macaé, Feataerj e Movimento de Teatro de Rio das Ostras.
Programa Janela de Dentro
Além da live com a amiga Marcela Jorge, Cláudia está na pré-produção do Programa Janela de Dentro, uma realização do Grupo Cria Expressões Humanas. Vai ao ar no Instagram do grupo, no próximo domingo, 29, às 16 horas.
O programa promete ser a nova sensação das lives. Vem com uma proposta leve, irreverente e ao alcance de todos os públicos amantes da virtualidade.
Cláudia convida : “Nos adicione @cria.expressõeshumanas. Vamos abrir muitas janelas!”