Ex-ministro do Supremo terá de pagar R$ 20 mil por danos morais ao repórter Felipe Recondo, que ele chamou de “palhaço” e mandou “chafurdar”
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a condenação do ex-ministro Joaquim Barbosa a pagar uma indenização de R$ 20 mil por danos morais ao jornalista Felipe Recondo, diretor de conteúdo do site Jota, conforme informações divulgadas pelo Estadão. O último recurso de Barbosa para reverter essa condenação foi indeferido pelo STF nesta quinta-feira (21), confirmando que a sentença deverá ser cumprida.
O episódio que deu origem à condenação ocorreu em 2013, quando Felipe Recondo, na época repórter do Estadão, questionou Barbosa durante uma entrevista sobre críticas feitas por associações de magistrados. O então presidente do STF interrompeu a pergunta de forma brusca, dizendo: “Me deixe em paz. Vá chafurdar no lixo, como você faz sempre”, além de chamá-lo de “palhaço”. Apesar das posteriores desculpas emitidas pela assessoria do Supremo em nome do ministro, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios considerou que houve ofensa à honra do repórter e determinou que Barbosa fosse responsável pela indenização, não a União.