Neste ano de 2018, a ‘12ª Primavera nos Museus’ está celebrando os 200 anos da criação do primeiro museu no Brasil, o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que sofreu um incêndio de grandes proporções no domingo (2). O Museu Nacional teve seus cerca de 20 milhões de itens destruídos pelo fogo. O secretário de Cultura de Macaé, Thales Coutinho, em nome dos servidores da pasta, confirma a programação especial entre os dias 17 e 22 de setembro no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé.
A ‘12ª Primavera dos Museus’, este ano com o tema ‘Celebrando a Educação em Museus’, é um evento nacional coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em Macaé, ela terá, durante todo o dia, apresentação de dança, a exposição ‘Celebrando a Educação nos Museus – Tempo, linguagem e memória’, visita guiada por um historiador, palestra e mesa-redonda. No sábado (22), a programação seguirá com contação de histórias, mostra de dança, de capoeira e do espetáculo ‘Circo a Céu Aberto’, além de brinquedos infantis, artesanato, culinária e show de Choro.
Esta ‘12ª Primavera dos Museus’ pretende ser um marco para a dinamização do museu de Macaé. Durante a semana, a Secretaria de Cultura, além das atividades gratuitas e abertas ao público, oferecerá a primeira ‘Oficina de vídeos com celular’ a estudantes de 13 a 18 anos da rede pública de escolas próximas ao museu.
“Esta será a primeira. Mas as portas do museu estarão abertas para receber os interessados em cursar oficinas oferecidas no Solar dos Mellos. Já estamos convidando o público para participar semanalmente do projeto ‘Quintas no Museu’, que inclui oficinas, palestras e atividades de integração. A primeira edição, ‘Oficinas de Handmade no Museu de Macaé’, será voltada para os artesãos. Este projeto, às quintas-feiras, das 14h às 18h, dará continuidade a nossa proposta de universalização dos espaços culturais e de valorização da diversidade no setor”, disse Thales.
A primeira ‘Oficina de vídeos com celular’ será coordenada pelo publicitário e produtor Hélder Santana e ministrada pela equipe do Núcleo de Arte, Mídia e Educação do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ-Macaé). Ainda integram o projeto o Prof. Dr. Rafael Costa, do Nupem/UFRJ, o produtor cultural, Marcelo Tosta, e a fotógrafa, Claudia Barreto, que também é curadora da exposição ‘Celebrando a Educação nos Museus – Tempo, linguagens e memórias’.
“Dois outros projetos do museu acontecerão durante a ‘12ª Primavera nos Museus’: o Café Literário, com sarau de poesias, e o ‘Professor Investigador’. Este último com a palestra ‘Pelo caminho das Letras: história, educação e memória’, ministrada pela doutoranda (Uerj) e Mestre (Uerj) em Educação, Cultura e Comunicação, Eliana Santos da Silva, e ainda com a mesa-redonda ‘Educação nos museus’”, destacou a diretora do Solar dos Mello, Viviane Chaves.
A mesa-redonda debaterá os temas: ‘Educação Museal: novos paradigmas pela diversidade cultural e universalização dos museus’, pela coordenadora do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e museóloga, Luciene Figueiredo; ‘Registro fotográfico: preservação da memória pela imagem e construção de identidade’, pelo fotojornalista Romulo Campos, e ‘Patrimônio cultural sob a perspectiva turística’ pelo turismólogo da Secretaria Adjunta de Turismo de Macaé, Erick Coelho. O mediador será o historiador e paleontólogo do museu, Bruno Rodrigues.
O tema desse ano da ‘12ª Primavera nos Museus’ tem como embasamento o Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), lançado em junho, que visa nortear gestores, educadores e demais interessados na prática da educação em museus. Além da homenagem aos 200 anos do Museu Nacional, o evento celebra os 60 anos do primeiro documento que tratou do papel educativo dos museus, a Declaração do Rio de Janeiro, produto do Seminário Regional realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1958.