No dia 24 de outubro, às 14h, o Sindipetro-NF realizará uma Roda de Conversa em sua sede de Macaé, com o objetivo de debater a importância da conscientização sobre o câncer de mama, em apoio ao Outubro Rosa. O evento contará com a presença da representante da Unamama, de Leandra Lopes, da assistente social do Polo Municipal de Oncologia de Macaé, Juliene Ferreira, e da terapeuta Regina Marcia Severino.

A participação é aberta a toda a categoria petroleira, bem como a homens e mulheres da comunidade em geral. A organização sugere que os participantes vistam rosa, como forma de apoio à campanha.



O movimento Outubro Rosa surgiu para sensibilizar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a mamografia, exame de imagem que identifica nódulos e alterações no tecido mamário, é essencial para a detecção precoce da doença, aumentando as chances de cura. A recomendação é que mulheres a partir dos 40 anos realizem o exame



Além do exame clínico e da mamografia, o autoexame da mama é uma prática importante para que as mulheres conheçam seu corpo e possam identificar qualquer mudança. O diagnóstico precoce é o maior aliado no combate ao câncer de mama, reforçando a importância de eventos como a Roda de Conversa, que busca educar e encorajar a população a cuidar da saúde.

O Sindipetro-NF reforça que todos são bem-vindos para participar desse importante debate sobre saúde e prevenção.