Foto Divulgação

A escritora lança agora o livro ‘Flor de Mandacaru’

Vivendo um intenso clima de inspiração e com acelerada produção literária de expressivas novidades, a escritora Simone Mota mostra mais uma vez o seu talento e sensibilidade e lança mais um novo livro de pleno sucesso. Trata-se desta vez da obra ‘Flor de Mandacaru’, apresentando ao mundo uma velha história de sua autoria mas para você ouvir na Ubook (https://www.ubook.com/audiobook).

Simone faz um balanço de suas atividades e informa que este ano foi muito produtivo para ela, no sentido de produzir o booktrailer do livro ‘Que cabelo é esse, Bela?’, com o apoio da Editora do Brasil. Por ouro lado, ela fez o roteiro do booktrailer e junto com a equipe da CNE Produções (uma produtora de estudantes de cinema da Estácio) produziu as imagens com o elenco. Depois a Pow Films fez a edição do livro ‘Que cabelo é esse, Bela?’, que tem sido um sucesso.

Além dos convites para conversas maravilhosas com crianças que leram o livro, Simone destaca que a Editora do Brasil e vários profissionais que fomentam leitura estão fazendo o livro ganhar o mundo. O colégio Stella Maris, no Vidigal, usou o livro como mote para um projeto sobre diferença e realizaram um encontro incrível com a minha presença

Ubook – plataforma de audiobooks

Simone faz questão de ressaltar a sua alegria ao gravar três histórias de sua autoria para a Ubook – uma plataforma de audiobooks. A primeira foi a história do livro ‘Peixe de Abril’, publicado em 2016. Essa semana subiu a história ‘Flor de Mandacaru’ publicada na antologia Com onde na terra, em 2018, e a próxima será Rosquinhas da vovó para sempre, publicado na antologia Histórias no prato.

Novidades à vista

O livro ‘Flor de Mandacaru’ conta o cotidiano de viver numa cidade que não existia no mapa e numa terra dita seca e improdutiva, fazendo a cabeça de Dadinho passear pelas nuvens que não via no céu. Dadinho voava nos seus pensamentos para escapar da sua realidade. E de tanto experimentar o impossível fez ele acontecer.

‘Rosquinhas da vovó pra sempre’, relata todos naquela família que queriam garantir que a receita das rosquinhas da vovó nunca seria esquecida. Mas ninguém se preocupava em registrá-la, e a disputa na família era para comê-las. Apenas uma pessoa teve essa preocupação. É ele quem nos conta essa deliciosa história de família capaz de abrir nosso apetite para a leitura e revirar nossas lembranças.

‘Que cabelo é esse, Bela?’

Segundo Simone, o livro ‘Que cabelo é esse, Bela?’ conta a história de Bela, que é a protagonista da história. Uma menina que durante uma chuva de verão descobre que seu cabelo brilha. E a partir desse misterioso poder Bela vai se deparar com alegrias, tristezas e conflitos sobre seus cabelos crespos.

Sobre esse novo trabalho Simone diz que “Que cabelo é esse?” é uma frase ecoante na sua vida. E completa afirmando que acredita que esse eco virou essa história. “Tomara que a história de Bela alcance muitos leitores e eles se apropriem dessa história, se encantem com ela.”, afirma a autora.

Simone Mota

Formada em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Mestrado em Engenharia de Petróleo, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, e Letras pela Universidade Estácio de Sá, a carioca Simone Cruz dos Santos Mota é casada, mãe de dois meninos. Começou a escrever depois que o seu segundo filho nasceu. Para cuidar dos filhos, ela interrompeu suas atividades profissionais. “Então, para não deixar que as minhas ideias escapassem por falta de uso, comecei a escrever sobre tudo. Sempre contava histórias para os meus filhos com um personagem chamado Pedoquinha. E, numa dessas madrugadas de diálogo com o laptop, comecei a escrever a primeira história e criei uma turma para ele”, explica a autora.

O resultado foi que um dia resolveu mostrar, registrar e publicar. Atualmente, ela tem 14 livros publicados, sendo seis da mesma coleção ‘Eu não Gosto de…’, além de tantos outros, como ‘Rainha, a Sogra da Cinderela, e o Sorriso de Cristal’, A Turma da Princesinha – Histórias da nossa cidade: Macaé; entre tantos outros.