Grupo ACQUARIA traz um olhar poético e crítico sobre o mundo contemporâneo em espetáculo multilinguagem



“As ações das poucas mãos que regem o mundo nos direcionam para o fim. Então que cheguemos lá dançando, cantando e sorrindo.” É o que propõe o grupo musical carioca ACQUARIA com o espetáculo multilinguagem “ACQUARIA Viva”, unindo música, dança, artes visuais e poesia. Com um discurso urgente, o show chega a Macaé na sexta (31), às 20h, no Teatro Firjan SESI Macaé. Entrada gratuita.

O espetáculo possui uma trilha sonora vibrante, que mistura Charme, Rap, R&B e ritmos afro-brasileiros como Ijexá, Maracatu, Samba, Funk e Maculelê, acompanhada de projeções visuais impactantes, performances autorais, além de cenografia e figurino em conceito upcycling. “Nosso show traz estímulos visuais, sonoros e olfativos em uma experiência imersiva e sensorial. Propomos uma viagem desde os primórdios do planeta em sua gênese até o dia de hoje, questionando o que aconteceu nesse caminho tortuoso que percorremos juntos nessa carcaça humanoide que nos foi proposta”, destaca Alexandre Mitre, um dos integrantes do grupo.

Formado em 2021, ACQUARIA é composto por Alexandre Mitre, Mari Castanheira, Nelson Gaia, Raoni da Silva e Lili Zoide, com direção de produção e direção criativa de Álvaro Antônio. O grupo nasceu de um encontro de inquietações e afinidades artísticas. “Todos nós temos, além da música, outras vertentes artísticas. Teatro, dança, artes visuais e poesia. Nosso espetáculo é uma síntese de tudo isso”, conta Mari Castanheira.

Entre os temas abordados estão sustentabilidade, ancestralidade, inteligência emocional, pertencimento e preservação ambiental. Para o grupo, a arte deve servir também como ferramenta capaz de emocionar, provocar e gerar reflexão. “A arte deve caminhar ao lado das necessidades sociais e servir de denúncia aos grandes males que assolam nossa sociedade”, destaca Nelson Gaia.

A escolha do nome do grupo reflete o ideal que o move: “ACQUARIA” vem da nova era astrológica, a Era de Aquário, símbolo de uma coletividade que se sobrepõe ao individualismo. “Entramos em um tempo em que o povo, em sua vasta diversidade, é a grande liderança. Queremos resgatar o respeito às diferenças e promover o bem-estar coletivo como essência de convivência”, explica Raoni da Silva.

O espetáculo conduz o público por uma narrativa que mistura crítica, poesia e celebração. “Nosso intuito é trazer o pulsar de uma Terra viva, que resiste e se reinventa com revolta, tensão e grandes doses de alegria diante dos estragos provocados pela ganância corporativa. As ações das poucas mãos que regem o mundo nos direcionam para o fim. Então que cheguemos lá dançando, cantando e sorrindo. Ser feliz diante de tanto horror é o mais nobre ato revolucionário”, ressalta Lili Zoide.

SINOPSE

“ACQUARIA Viva” é um espetáculo multilinguagem que une Dança, Música, Artes Visuais e Poesia em uma experiência sensorial e imersiva, capaz de emocionar, provocar e gerar reflexão.
O projeto propõe um olhar poético e crítico sobre o mundo contemporâneo, marcado pela velocidade das informações, pela tecnologia e pela crescente desconexão com a Natureza e com as relações humanas.
Com uma estética original e um discurso potente, o espetáculo criado a partir de músicas autorais aborda questões atuais e urgentes, como sustentabilidade, ancestralidade, inteligência emocional, pertencimento e preservação ambiental – temas que dialogam diretamente com valores sociais e culturais de empresas e instituições comprometidas com o desenvolvimento humano e o futuro do planeta.

SERVIÇO

Espetáculo: ACQUARIA Viva
Data: 31 de outubro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Firjan SESI Macaé
Endereço: Alameda Etelvino Gomes, 155, Riviera Fluminense, Macaé – RJ
Ingressos: Entrada gratuita, adquirir no Sympla
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 1h30