Apesar de não ter se classificado no Cariocão-Série B1, equipe comemora a conquista inédita
Uma temporada que, apesar da classificação para a Série A do Campeonato Carioca não ter vindo, tem sido avaliada como positiva. Assim foi o ano de 2018 para o Serra Macaense F.C. no Campeonato Carioca- Série B1. A equipe, que tem a menor média de idade da competição, se despediu no último sábado (1º), da Série B1, no entanto, garantiu, de forma inédita, uma vaga na Copa Rio em 2019.
Para o clube, a oportunidade é única. Isso porque a competição abre portas para o Serra ir ainda mais longe. A Copa Rio pode garantir a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e também para a Copa do Brasil.
“A satisfação não significa conformismo. É demonstração de agradecimento e respeito a um trabalho extremamente sério, de comprometimento, envolvendo todos profissionais do clube, desde atletas, integrantes das comissões técnicas, das categorias de base, nosso corpo administrativo e todos os demais departamentos. Tivemos durante a competição o uso de 33 jogadores. Destes, dez foram promovidos do sub-20, o que nos enche de orgulho. Precisamos salientar sempre que nosso time era o de menor média de idade (21 anos) dentre os vinte participantes, com o goleiro, o capitão e o artilheiro mais novos de todos, por exemplo. Nosso projeto segue sólido e temos a convicção de que estamos atuando corretamente, o que nos leva a acreditar em um futuro promissor. Com muito planejamento e gestão qualificada daremos voos cada vez mais altos. Foi o melhor desempenho do Serra na Série B1 e subimos mais um degrau importante em campo, lembrando que esta gestão está à frente do Clube somente há dois anos”, avaliou o CEO Marcelo Soares.
No último final de semana, o Serra se despediu do Cariocão durante a última rodada da Taça Corcovado, segundo turno da competição. Apesar de ainda entrar em campo com chances matemáticas de se classificar para a semifinal do campeonato, o resultado do jogo acabou encerrando as chances.
A equipe, apesar de ser mais ofensiva em campo, foi derrotada por 2 a 1 pelo adversário, o Bonsucesso, no Rio de Janeiro. Para o jogo, o Verdão acabou sendo prejudicado com a ausência de cinco atletas titulares, que desfalcaram o elenco. Em contrapartida, destaque para o autor do gol do verdão, Rhainer, artilheiro da competição com 15 gols (em 15 jogos).
Com esse resultado, a equipe terminou em quarto lugar no Grupo A (Taça Corcovado) com 14 pontos e em oitavo lugar na classificação geral com 31 pontos.
Categorias de base entram em campo
Além do grupo principal, os ‘Moleques do Serra’ também deram alegrias em campo. Na despedida do sub-20, vitória de 1 a 0 contra o Bonsucesso, gol de Ramonzinho. A boa campanha garantiu a participação na OPG 2019. A vaga deste ano já havíamos obtido na temporada passada e o torneio inicia no mês que vem, sendo possível ampliar a experiência dos jogadores e elevar a competitividade entre todos. Para exemplificar, do elenco profissional, dezesseis atletas estão aptos a disputar esta competição pelo sub-20, sendo seis titulares, o que demonstra que o Serra Macaense entra forte para buscar o título.
“Essa semana que se inicia será de descanso para todos os profissionais do futebol, excetuando o sub-17 que segue na disputa da Taça Corcovado. Internamente teremos reuniões de planejamentos para o futuro do Serra Macaense. Essas conquistas para a próxima temporada nos permitem quebrar alguns paradigmas, tendo a possibilidade de um calendário mais amplo, aspecto que fortalece a instituição. Temos a sondagem de grandes clubes e entramos em processo de negociação envolvendo alguns nomes, assim sendo poderemos dar condições para voos mais altos destes jovens atletas, o que nos dá imensa alegria. Isto é um sinal de credibilidade e seriedade no projeto. Após essas definições e encaminhamentos construídos ao longo da semana, o nosso presidente Rodrigo dos Santos se pronunciará para fazer um balanço de 2018, além de projetar o que vem pela frente, na escolha dos integrantes da comissão técnica e demais profissionais que continuarão atuando na OPG, através das avaliações do departamento de futebol, negociações pendentes, encerramento de contratos e ajustes do orçamento, definindo assim o grupo de atletas que treinará para a OPG. Mais adiante, então, será determinado o processo para a temporada 2019”, descreve Soares.
Pelo sub-17, a partida de ida da segunda fase, contra o Barra da Tijuca, aconteceu no último domingo (2), no Moacyrzão. Um jogo bastante difícil e disputado, que ficou no 0 a 0. O confronto de volta será no próximo domingo (9), no Rio de Janeiro. Uma vitória simples, dá a classificação ao Serra Macaense. Já o sub-15 realizou jogos-treinos neste final de semana e segue na prospecção de novos talentos.