30 senadores assinaram o documento, três a mais do que o mínimo necessário.
O senador Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul, disse nesta terça-feira (3) que conseguiu as assinaturas necessárias para pautar seu requerimento que pede a vinda do ministro Luís Roberto Barroso (STF) ao Senado.
Lasier quer que o ministro explique a declaração de que as Forças Armadas estariam sendo orientadas “a atacar o processo eleitoral brasileiro”. As Forças Armadas fizeram uma série de questionamentos sobre a segurança do processo em um documento tornado secreto pelo tribunal. Foi o próprio TSE que fez o convite para que os militares participassem de uma comissão sobre o assunto.
“Já conseguimos 30 assinaturas (eram necessárias 27) para meu requerimento convidando o ministro Barroso a vir ao Senado explicar suas palavras sobre as Forças Armadas. Hoje cobrarei do presidente Pacheco que o coloque na pauta para votação com a maior brevidade possível”, tuitou Lasier.
O anúncio ocorre no mesmo dia em que o presidente do STF, ministro Luiz Fux, tem reuniões agendadas com Pacheco e com o Ministro da Defesa, Gen. Paulo Sergio Nogueira.
O requerimento agora aguarda uma decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para ser apreciado no Plenário. Caso aprovado o requerimento, Barroso não é obrigado a comparecer, já que se trata de um convite, mas seria um grande aviso para que o Judiciário distencione as suas relações com os demais poderes.
Por Portal Novo Norte