Aproveitando a reunião do Y20 (Youth 20), grupo de engajamento da juventude que discute e propõe políticas públicas para os integrantes do G20, nesta semana, no Rio de Janeiro, a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico promoveu, nesta quarta-feira (14/8), um evento com jovens que passaram pela capacitação do Instituto PROA.

O evento, realizado na Casa G20, contou com palestra do superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), o economista Marcelo Billi, e palestras sobre o que é o G20, o Y20 e com um bate-papo com Bia Santos, especialista em finanças, gestão e empreendedorismo da Barkus.

Fruto da ação coordenada da secretaria com a P&G, o Instituto PROA vem atuando no Rio de Janeiro, capacitando e inserindo jovens de baixa renda, oriundos de escolas públicas, no mercado de trabalho. Já foram formadas 11 turmas desde 2021, que impactaram 24 mil jovens em todo o estado, com mais de 63% de empregabilidade em 2023.

– É fundamental que os jovens do Rio de Janeiro entendam a importância da realização do G20 e do Y20 no estado. Daí a relevância de proporcionar essa vivência para alunos das turmas do PROA em um momento único de debates para a formulação de políticas públicas, como é o G20 – avalia a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.

Para Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, o evento foi uma grande oportunidade para os jovens que estão passando pela capacitação.

– Estar junto à SEDEICS, à Anbima e a Barkus na Casa G20, trazendo luz para a pauta de finanças pessoais aos jovens do PROA é uma grande oportunidade. Nossos alunos aprenderam mais sobre economia e receberam dicas de como fazer um bom uso dos seus recursos para alcançarem seus sonhos e objetivos. Foi uma excelente experiência – avaliou.

O Y20 está reunido no Rio de Janeiro desde a segunda-feira (12/8), Dia Internacional da Juventude.

Até sexta-feira (16/8), o Y20 deverá aprovar um documento que será encaminhado aos representantes nas demais trilhas de discussão do G20 e deverá chegar, finalmente, em novembro, aos chefes de Estado na Cúpula de Líderes.