Participantes do evento na UFF de Macaé (Fotos: Divulgação)

Evento reuniu diversas lideranças políticas, empresários e pesquisadores da região

Lideranças políticas, pesquisadores e empresários participaram do Seminário Regional Smart City/5G, na Universidade Federal Fluminense, em Macaé, na quinta-feira (20). O evento realizado pelo Grupo Líder Norte Fluminense e Sebrae NF contou com a participação de integrantes do Eixo Mobilidade e Logística. Além deste segmento, o GLNF conta, ainda, com os eixos “Educação” e “Economia Local” que abrange Indústria, Serviços e Agronegócios.

O evento especificou o objetivo de ampliar o acesso às informações sobre a “Lei do 5G e sua aplicabilidade”, além de possibilidades e oportunidades de implantação e governança de cidades inteligentes de forma eficaz. Daí, a importância da participação de gestores públicos, representantes da iniciativa privada e de universidades dos nove municípios do Norte Fluminense.

Palestra promovida pelo Eixo Mobilidade e Logística

Para o coordenador regional do Sebrae no Norte Fluminense, Guilherme Reche, o evento foi um sucesso:

‘’Ficamos extremamente satisfeitos com a realização dessa agenda. Os conteúdos das palestras foram de ampla qualidade com especialistas de peso, um público presente expressivo, e sobretudo, mostrou a força que o programa LIDER tem ao conectar representantes de municípios e de instituições distintas, conduzi-los para realizações de impacto que gerem resultados em todo o território. O LIDER Norte toma corpo, inicia seu processo de estruturação de governança, e por meio de suas estratégias focadas em eixos de atuação trará excelentes resultados para o crescimento e desenvolvimento em todo o Norte.‘’

Glauco Nader se apresentou no Seminário Regional

O grupo foi formado pelo Programa de Políticas Públicas do Sebrae ao longo de 2022/2023, faz a integração de diversas lideranças da região Norte Fluminense. A proposta é seguir com a fase de realizações de agendas, construção de pautas de impacto e projetos estruturantes para o desenvolvimento regional integrado.

De acordo com  um dos participantes do Eixo Mobilidade e Logística, Glauco Nader, o evento atendeu as expectativas. “Foram apresentadas informações qualificadas sobre o tema das cidades inteligentes. O próximo passo é avançar no apoio aos municípios para implantação das ações para tornar as cidades mais humanas e inteligentes”, resume.

Guilherme Reche

O evento contou com palestras de Jayme Muniz (secretário de Mobilidade Urbana de Macaé – para realizar a apresentação “A experiência de Macaé); Gisele Barbosa (professora da UFRJ – para realizar a apresentação “Cidades Inteligentes e Humanas – A importância das tecnologias urbanas para a melhoria da qualidade de vida e gestão pública”); Amanda Machado (diretora de Planejamento de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Viária da Prefeitura de Niterói – para realizar a apresentação sobre o Case de Niterói); Alexandre Cardemanm (chefe Executivo do COR – Centro de Operações Rio – Rio de Janeiro – para realizar a apresentação sobre o Case do Rio de Janeiro); Allan Comarck (membro do Comitê de Inovação da UFRJ. Diretor do Inova UFRJ Macaé. Coordenador do Centro de Referência para Inovação e Operações Sustentáveis (CRIOS-UFRJ).

Fonte: Ascom