Com o aparecimento de uma nova variante do coronavírus, a Secretaria de Saúde de Macaé chama a atenção da população para que procure uma unidade de saúde próxima de casa e atualize a vacina contra a Covid-19. Dados do órgão apontam que apenas 20,72 % das pessoas tomaram a segunda dose de reforço (quarta dose).
A gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales, reforça a necessidade da adesão da população, com objetivo de evitar o aumento de casos, principalmente, os graves e os óbitos por conta da doença. “É importante aumentarmos a cobertura vacinal para que tenhamos a maior parte da população imunizada”, frisou.
Segundo a coordenadora do programa de Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas, o último Informe Epidemiológico, de 9 de novembro, apontou um aumento de 9% na taxa de positividade dos testes de antígeno para Covid-19. “Neste momento, a taxa de transmissão é baixa e não houve aumento das hospitalizações e nem óbitos, mas os cuidados e a vacinação são fundamentais para evitar uma nova onda da doença”, pontuou.
Lisa acrescenta que as unidades de pronto atendimento estão vigilantes e preparadas para prestar todo atendimento necessário aos usuários com sintomas gripais. “Estamos realizando testes para Covid-19 nas unidades, para que possamos adotar as medidas necessárias de contenção diante de um possível aumento de casos”, disse.
Os números da Secretaria de Saúde mostram, ainda, que 90,38% da população adulta da cidade, o que corresponde a 217.617 pessoas, receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19. Já 80,96% foram imunizadas com a segunda dose e 53,79% com a primeira dose de reforço.
Por Genimarta Oliveira/ Pref. de Macaé