Especialista dá dicas sobre como fidelizar os clientes através do marketing
Tendo como intuito reforçar aos empreendedores macaenses a importância do marketing frente aos negócios mediante à pandemia do coronavírus, Santiago César Santiago, publicitário e fotógrafo, além de explicar sobre a ferramenta da melhor maneira, dá dicas sobre como como utilizá-lo e ressalta os seus inúmeros benefícios.
Seguindo os decretos do prefeito de Macaé, Dr. Aluízio e, as recomendações necessárias no combate à propagação do coronavírus, diversas empresas precisaram fechar as suas portas e suspender as suas atividades temporariamente, mantendo, por segurança, os seus funcionários em isolamento social, principal medida protetiva contra a disseminação do vírus.
Segundo Santiago, diante dessa paralisação generalizada acerca da pandemia, é a hora de pensar em estratégias de sobrevivência do seu negócio, vendo o marketing como uma ferramenta eficaz e funcional, diante dessa migração do público presencial para as plataformas digitais. O momento é de traçar objetivos que ajudarão a mapear práticas de divulgação diante dessa mudança de comportamento.
“Os principais benefícios são preencher o tempo livre e manter-se inserido no mercado. Obviamente a receita será prejudicada nesse período, mas o importante é não desanimar e oferecer conteúdo aos clientes sem a intenção de uma venda imediata, apostando na fidelização de um relacionamento que, futuramente, possa render frutos”, pontua.
Confira abaixo as principais dicas do Santiago em meio ao isolamento social:
Use e abuse de suas redes sociais: Aproveite para cuidar melhor de seus canais de divulgação apresentando seus produtos ou serviços com frequência, orientando seu cliente sobre como fazer contato com sua empresa nesse momento de portas fechadas.
Organize e divulgue ofertas através das listas de transmissão do seu Whatsapp com seus clientes, oferecendo promoções e condições atrativas para movimentar seu estoque/serviços. É muito importante separar essas listas por grupos de interesses.
Estabeleça novas relações com seu cliente: Ofereça a opção de atendimentos agendados, propondo seu deslocamento até o cliente com dia e hora marcados. Atente-se ao uso de máscara, álcool em gel e distanciamento seguro ao contato. Pelas redes sociais, lembrança como data de aniversário e promoções exclusivas e personalizadas pensando em seu cliente são válidos.
Busque novas parcerias que somem ao seu negócio: Outros profissionais afins do seu negócio também estão confinados. Esse é um ótimo momento de propor parcerias e até mesmo grupos de discussão, ampliando sua rede de contatos.
Planeje e organize ideias e ações: Um olhar crítico para o seu negócio pode ser o melhor início da imagem do seu negócio. Seu logotipo realmente traduz o conceito de seu negócio? O que tenho feito em termos de divulgação revertida em vendas? Onde está e como posso estabelecer um contato atraente com meu público-alvo? Essas são perguntas iniciais que podem iniciar um trabalho de planejamento e organização de suas ações nesse momento.
Nascido em Macaé e proprietário do Studio SCS, Santiago César Santiago é publicitário formado pela Faculdade Católica Salesiana e, fotógrafo, há quase 15 anos. Para saber mais sobre como o marketing pode auxiliar os negócios frente ao coronavírus e esclarecer quaisquer dúvidas, basta entrar em contato através do telefone (22)99810-9514 ou através dos seu perfis no Instagram, https://instagram.com/studioscs?igshid=1jqkgcgmsqozu e https://instagram.com/studioscsfotos?igshid=18khry3j2ppuk.