Aos 70 anos, sambista radicado em Macaé lança novo trabalho no dia 19 de novembro e compartilha sua trajetória em um registro de reencontros e amadurecimento artístico
O tempo sempre foi um dos principais personagens da trajetória de Jaci Temoteo. Ele completa 70 anos no dia 19 de novembro (nesta quarta-feira), data em que lança seu novo EP “Depois de Tantos Anos” em todas as plataformas digitais. E assim, o sambista celebra a passagem dos dias com a serenidade de quem sabe que a música nunca deixou de acompanhá-lo, mesmo nos períodos de silêncio.
Natural do Rio de Janeiro e morador de Macaé há 21 anos, Jaci cresceu no Morro do Andaraí e começou na música ainda adolescente, durante as férias em Itacuruçá, entre amigos que dividiam instrumentos e descobertas. “Lá a gente ouvia Cartola e outros grandes sambistas, e foi onde o samba começou a me chamar de verdade”, relembra. Formou seu primeiro grupo, Prato Feito, tocando pandeiro e, entre encontros, despedidas e vestibulares, a vida já dava sinais de que seguiria em muitas direções.
Nos anos 1970, Jaci e os amigos chegaram a tocar em hotéis e marinas do Rio, como parte de um receptivo de turistas. Mas o samba precisou dividir espaço com outras vocações. Formado em Geologia pela UERJ, o artista viveu o período de crise econômica dos anos 1980, trabalhou como ator em peças produzidas por Oswaldo Montenegro e fez participações em novelas da TV Manchete e Globo. Enfrentou as barreiras do racismo no meio artístico. “Um diretor de elenco me disse que só procurariam atores negros se houvesse novelas de época. Foi duro ouvir, mas também foi o empurrão que me fez retomar minha formação acadêmica”, recorda.
A música, no entanto, nunca deixou de ser um lugar de volta. Entre o pandeiro, o violão e a voz, integrou o Grupo Cabeça de Nego, e Jaci sempre carregou o samba como quem carrega casa. Nos anos 1990, já em Vitória, integrou o grupo H2O, com quem gravou o álbum “Choro de Vitória” ao lado do flautista Altamiro Carrilho, registro que marcou sua presença entre os grandes nomes do gênero. Em 2004, mudou-se para Macaé, onde consolidou uma relação profunda com a cidade e com o movimento musical local. Na Confraria Samba, Choro e Poesia, conheceu o poeta Ivan Barboza, seu parceiro de longa data em composições como “Luz de Vela”, vencedora do Festival Nacional de Música do SESI 2010, avaliado por um júri que incluía Leni Andrade, Eduardo Dussek e Léo Gandelman.
Foi também em Macaé que nasceram seus projetos autorais mais conhecidos, como o show e o álbum “Sambaleante” (2017), em parceria com o poeta Ivan Barboza, com produção de Lúcio Rodrigues e participações de músicos como os irmãos Aquiles e Éverson Moraes, Rodrigo Revelles, Glauco Fernandes, dentre outros. Miele, Zé da Velha e Silvério Pontes fizeram participações em shows do “Sambaleante”. Agora, em “Depois de Tantos Anos”, Jaci revisita sua própria estrada com outro olhar, mais calmo e mais íntimo, mas ainda profundamente ligado à força da canção.
Produzido por Guto Rodrigues (GR Produções), o novo EP reúne três faixas autorais com participações de músicos do Rio, São Paulo e Minas Gerais. A faixa-título, “Depois de Tantos Anos”, fala de reencontros e amizades que resistem ao tempo. “Fim”, que já tem clipe dirigido por Agnes Williams, e a terceira canção, “Um Gostinho de”, com aquela pegada bossa nova, completam o repertório, construído com a delicadeza de quem não tem pressa, porque entende que a arte também tem seu tempo de maturar.
“Este projeto é uma continuidade, não um retorno. A música nunca saiu de mim, apenas seguiu crescendo em silêncio, junto com a vida. Agora é hora de compartilhar novamente”, reflete Jaci. O trabalho também reforça seu diálogo com novas gerações e parcerias locais, como Mestre Dengo, Jorge Benzê, Malaka e Paulo Cabral, ampliando o repertório de Macaé dentro do cenário do samba e da canção brasileira.
O EP “Depois de Tantos Anos” estará disponível em todas as plataformas digitais a partir do dia 19 de novembro de 2025. O público poderá acompanhar o lançamento e outras novidades pelas redes sociais do artista e da AWT Produções.









