A italiana Saipem anunciou a conquista de dois novos e importantes contratos. A empresa declarou hoje (28) que fechou um acordo com a Petrobrás para desenvolvimento de drones subaquáticos no Brasil. Além disso, a companhia também assinou um contrato para atividades de engenharia, aquisição, construção e instalação (EPCI) com a Saudi Aramco. Somados, os novos negócios foram avaliados em aproximadamente US$ 1 bilhão.
No caso do acordo com a Petrobrás, a Saipem fará o desenvolvimento e teste de uma solução robótica de inspeção submarina autônoma, que será baseada na frota de drones subaquáticos da Saipem, a partir do veículo autônomo submarino Flatfish AUV. O acordo envolve ainda a qualificação de serviços autônomos baseados em drones, permitindo futuras opções de contrato de inspeção offshore no Brasil.
“Este contrato é um marco fundamental para o programa inovador de robótica subaquática da Saipem e para a utilização em escala global de drones submarinos em projetos offshore em toda a cadeia de valor, e permite estender os novos recursos ao nível de prontidão tecnológica 8 (TRL8) alcançado na frota de drones submarinos da Saipem. O potencial dessas tecnologias submarinas no domínio offshore é vasto, tanto para desenvolvimentos de petróleo e gás quanto para o segmento de mercado de energias renováveis”, afirmou a companhia italiana.
Paralelamente, dentro do escopo de um Acordo de Longo Prazo (LTA) existente com a Saudi Aramco, a Saipem foi selecionada para receber um novo projeto offshore. O escopo do trabalho envolve a engenharia, aquisição, construção e instalação de cinco plataformas e dutos, linhas de fluxo e cabos submarinos associados no campo de Marjan, na costa da Arábia Saudita, apresentando um esquema de fabricação inteiramente no país. A eficácia do contrato está condicionada ao cumprimento das condições precedentes usuais. “Com este importante prêmio, a Saipem fortalece ainda mais seu relacionamento de longa data com a Saudi Aramco e seu posicionamento estratégico no Oriente Médio”, finalizou a empresa.
No início desta semana, a Saipem já havia anunciado a conquista de dois novos contratos de perfuração offshore, um no Oriente Médio e outro no Mar Mediterrâneo, no valor total de aproximadamente US$ 550 milhões. O primeiro contrato engloba a continuidade da atividade em curso da sonda de intervenção autoelevatória Perro Negro 7 a partir do segundo semestre do ano, assegurando uma extensão de dez anos do contrato existente. Já o segundo negócio diz respeito para a utilização da unidade semissubmersível Scarabeo 9 por um período estimado de cerca de seis meses, mais um período opcional.