Nomes, documentos, compras, vendas e bens são apenas alguns exemplos de conteúdos que se transformaram em dados com a consolidação do ambiente digital e, consequentemente, são essenciais no mundo dos negócios. O avanço da tecnologia nas últimas décadas fez com que os conjuntos de informações crescessem em importância entre as empresas. Por conta disso, é essencial que eles sejam processados e armazenados adequadamente para auxiliarem os empresários na tomada de decisão. Em um mundo cada vez mais conectado, o controle e a gestão eficiente de dados são os diferenciais para obter sucesso em seu mercado.
Essa importância é refletida nos números. As soluções de gerenciamento de dados para empresas devem movimentar cerca de US$ 105 bilhões até 2020, com um crescimento médio anual de 10,2%, de acordo com estimativa da MarketsandMarkets. Esse desempenho positivo é explicado, principalmente, pela necessidade cada vez maior das corporações de lidarem com informações em seus processos internos e externos e a busca por otimizar produtos e serviços desenvolvidos pela companhia.
Dessa forma, a qualidade dessa área deve ser o objetivo principal de qualquer estratégia corporativa. Um amontoado de dados, sem expertise para se transformar em informações válidas, não tem serventia e as empresas não conseguem extrair a inteligência necessária para embasarem suas escolhas. Entretanto, dados com qualidade na base permitem um maior alinhamento entre expectativa, produtividade e metas em todas as frentes da organização, fazendo com que a tomada de decisões seja mais assertiva e, ao mesmo tempo, diminua os conflitos e falhas operacionais.
Quando há um banco de dados bem administrado e com informações de qualidade, a chance de obter sucesso é muito mais provável. Com esse recurso em mãos, os empresários conseguem analisar em qual direção a empresa está caminhando e identificam pontos de correção em suas estratégias e até áreas em que podem intensificar a atuação para expandir ainda mais. Além disso, dados atualizados permitem uma análise sobre o rendimento dos colaboradores, a qualidade do atendimento, o impacto das ações de marketing, o retorno obtido por determinadas ações de comunicação, entre outras finalidades.
Ter uma boa gestão de seu banco de dados também traz efeitos imediatos no relacionamento com os clientes. Quando se tem informações assertivas e reais sobre o público que se engaja com a sua marca, a relação tende a ficar mais simples e agradável. Afinal, as necessidades dos consumidores não são apenas reconhecidas, como também atendidas pelos profissionais. Assim, a experiência sempre vai ser a melhor possível e o usuário ficará bem mais satisfeito com as interações feitas.
Hoje, com o mundo totalmente conectado, as empresas não podem mais ignorar a força dos dados em suas estratégias de negócios. Se antes muitos profissionais apostavam no feeling, agora é preciso embasar e justificar cada decisão tomada com análises e relatórios. Pode parecer algo difícil diante da crescente quantidade de informações no mundo online, mas com as ferramentas de gestão adequadas, é possível extrair a inteligência necessária para enxergar o que realmente interessa em seu ramo de atuação.
* Rafael Albuquerque é CEO da Unitfour, empresa brasileira referência em fornecimento de dados para as áreas de cobrança, call centers, risco, crédito, antifraude, CRM e marketing.