Início Caderno Dois Sábado é dia de diversão e alegria da garotada

Sábado é dia de diversão e alegria da garotada

0
637

O espetáculo ‘Boquinha…E Assim Surgiu o Mundo…’ traz a proposta de contar a história de um pequeno ser feito de dobraduras de papel que guiará as crianças em uma mágica viagem para contar a história do surgimento do mundo, segundo contos e lendas de diferentes culturas.

O Teatro Sesi Macaé apresenta a peça infantil ‘Boquinha… E Assim Surgiu O Mundo’, de autoria de Lázaro Ramos

A cultura está em alta no Teatro Sesi Macaé. E sábado (13), será a vez da criançada curtir e aplaudir a peça infantil ‘Boquinha… E Assim Surgiu O Mundo’, que promete muita diversão e alegria ao público infantil. O espetáculo acontecerá às 17h. Os ingressos custam R$ 12 (inteira). A classificação etária é livre.

O espetáculo é de autoria de Lázaro Ramos e tem a produção de Drayson Menezzes e Orlando Caldeira.

“O Boquinha é uma contação de história para crianças, tentando usar, da maneira mais simples possível, brincadeiras com papel, origami e um ator em cena. Contando várias versões de como surgiu o mundo, o espetáculo estimula as crianças a pensarem como as coisas são criadas, mas também fundamentalmente, estimula as crianças a cuidarem das coisas, cuidarem do mundo, dos objetos, das pessoas e de si mesmas”, adiantou o autor Lázaro Ramos.

Os interessados devem adquirir os ingressos na Bilheteria do Teatro do Sesi Macaé, que fica na Alameda Etelvino Gomes, 155 (Bairro Riviera Fluminense).

Proposta do espetáculo

Sob a direção de Lázaro Ramos e Suzana Nascimento, o espetáculo ‘Boquinha…E Assim Surgiu o Mundo…’ traz a proposta de contar a história de um pequeno ser feito de dobraduras de papel que guiará as crianças em uma mágica viagem para contar a história do surgimento do mundo, segundo contos e lendas de diferentes culturas.

A dramaturgia escrita por Lázaro Ramos revela-se inicialmente promissora e estimulante, porém ao ampliar seu processo de investigação não demonstra força narrativa para abarcar plenamente todas as intenções, carecendo de uma maior clareza nas suas referências míticas e históricas. Dissipa assim a oportunidade de um maior aprofundamento dramático e abdica da criação de uma atmosfera emocional. Se observarmos estritamente do ponto de vista de uma contação de história, subsiste como espetáculo em decorrência de boas opções cênicas e do carisma do seu ator, mas ainda assim tem seu potencial desperdiçado pela irregularidade dramatúrgica.

‘Boquinha… E Assim Surgiu O Mundo’

O espetáculo ‘Boquinha… E Assim Surgiu O Mundo’ une teatro, circo e música para falar sobre o surgimento do mundo, segundo diferentes culturas. O espetáculo se passa no sótão da casa do menino João Vicente (Orlando Caldeira), onde ele encontra uma caixa com as pesquisas de seu avô escritor. Através dessas pesquisas, João Vicente e Boquinha, um pequeno ser feito de dobraduras de papel, viajam pelas culturas cristã, africana, chinesa, pela cultura dos índios brasileiros e pela ciência, para entender como o mundo foi criado.

Recentemente ‘Boquinha… E Assim Surgiu O Mundo’ ganhou os prêmios de Melhor Ator e de Preparação Corporal do Prêmio CBTIJ de Teatro Infantil, tendo sido indicado também nas categorias: Melhor Espetáculo, Texto Original, Cenário e Trabalho de Formas Animadas!

Ficha Técnica

Texto: Lázaro Ramos
Direção: Suzana Nascimento e Lázaro Ramos
Interpretação: Orlando Caldeira
Direção de Movimento: Marcela Rodrigues
Trilha Sonora: Ricco Viana e Antônio Van Ahn
Luz: Valmyr Ferreira
Assistente e operação de luz: Cíntia Barbosa
Cenografia e Figurino: Alberta Barro e
Gabrielle Windmüller
Design Gráfico: Fernanda Guizan
Fotos: Julio Ricardo
Pesquisa: Susan Kalik e Orlando Caldeira
Coordenação de Projeto: Orlando Caldeira
Direção de Produção: Drayson Menezzes

SEM COMENTÁRIOS