Depois de um longo período de distanciamento social, com palcos vazios, e teatros fechados por conta da pandemia, artistas ansiosos retornam à cena. Uma super programação marca o final de semana em Macaé em torno do Centro Cultural Rinha das Artes, que retoma suas atividades apresentando o espetáculo ‘Aimberê’, nos dias 26, 27 e 28 às 20h. A apresentação conta a história do herói nacional indígena Aimberê
Outro grande espetáculo acontecerá no dia 29, domingo, a partir das 18h, com a apresentação do grupo musical Mater Vocem com o concerto Todas Elas Por Elas. O coral feminino tem um repertório que promove histórias femininas onde todas as mulheres se fortalecem mutuamente através do canto.
Foram dois anos de pandemia da covid-19 com portas fechadas sem atividades culturais. Agora a plateia também está ansiosa para aplaudir os artistas.
A peça ‘Aimberê’, interpretada por Eli Emiliano Corrêa, traduz o contexto da resistência indígena à escravidão e da luta pela posse de suas terras, que remonta à formação da cidade do Rio de Janeiro. A dramaturgia de Ademir Martins foi inspirada no livro “A Guerra dos Tamoios” do autor Aylton Quintiliano, que apresenta a história sob a visão do guerreiro Aimberê. A tradição e a cultura indígenas estão presentes nesse solo que leva ao público uma parte da história da fundação da cidade do Rio de Janeiro.
Concerto Musical Mater Vocem – Dia 29 às 18h
Mulheres Macaenses fazem parte do grupo Mater Vocem. Empoderadas e mães reais que ao cantar em coro, transformam o grupo em uma divindade feminina e apresentam interpretações fortes e emocionantes da nossa música popular brasileira. O coral, com a regência do Maestro Marinilson Oliveira, desenvolve performances na qual transformam histórias da maternidade e exaltação à mulher em um espetáculo musical.
O repertório do Mater Vocem contém músicas sobre o mundo maternal e feminino como destaques nas apresentações do grupo.