Em tempos de mudança e readaptação ao ensino presencial, o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, no RJ, promoveu uma roda de conversa com pais de alunos, com o objetivo de abordar as novas estratégias que proporcionam um maior aproveitamento nos estudos.
A iniciativa é do Serviço de Orientação Educacional e da Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental II, que busca estabelecer um diálogo com as famílias sobre os principais impactos nos processos de aquisição do conhecimento e suas mudanças.
O trabalho é feito regularmente com os alunos no ambiente escolar. “Discutimos semanalmente, em sala de aula, aspectos que potencializam o estudo. Estes resultados vão além das avaliações e são evidenciados na autonomia e no protagonismo estudantil”, explica a orientadora Educacional do Ensino Fundamental II, Priscila Sousa.
Contextualizada com os recentes resultados científicos sobre a aprendizagem, a equipe do Colégio Castelo criou possibilidades e estratégias com os próprios alunos. “Os estímulos dos recursos tecnológicos mudaram a forma de funcionamento do cérebro humano. A partir de um estudo da Universidade de Michigan, no qual se aborda o aprendizado no mundo atual, são apontados alguns cenários do estudante no processo de certas informações”, explica a Priscila.
André Luiz Quadros Machado é pai de aluno do 8º ano. Ele conta que uma das suas preocupações era o desempenho escolar do seu filho, que começou a estudar no Colégio Castelo às vésperas da pandemia da COVID-19. “Saio desta reunião muito feliz. Meu filho veio de uma escola onde o método de ensino era diferente, o que gerou preocupação se ele se adaptaria ao Castelo. Ouvir essa proposta voltada para uma aprendizagem diária que o Castelo adequou nos deixa mais tranquilos”, finaliza.
Texto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana