Reserva Biológica União realiza I edição da EcoFérias

487

Divididos em três grupos, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a unidade de conservação

Um grupo de pessoas, de municípios da região, teve a oportunidade de passar algumas horas de suas férias na Reserva Biológica União, em Rocha Leão (Rio das Ostras) e, assim, ter contato com a Mata Atlântica e sua fauna típica. A experiência fez parte da primeira edição da EcoFérias, nos dias 28, 29 a 31 de janeiro.

Divididos em três grupos, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a unidade de conservação, aprender sobre sua importância na preservação da Mata Atlântica e de espécies como o mico-leão-dourado por meio de exposições, dinâmica e, ainda, fazer a Trilha Interpretativa Inclusiva do Pilão. Na ocasião, eles puderam observar a riqueza da flora e da fauna. O passeio foi encerrado com um piquenique, tendo como cenário a beleza da Mata Atlântica, além de uma visita à sala de exposição.

O casal Rennan Monteiro e Priscilla Castro, de São Pedro da Aldeia, sempre quis conhecer a Reserva Biológica União e não pensou duas vezes quando soube da EcoFérias. “Foi uma experiência excelente, superou nossas expectativas! Sempre tivemos curiosidade de entrar todas as vezes que passávamos por aqui. Vimos uma imensidão de biodiversidade e tivemos uma recepção muito acolhedora. Realizamos uma trilha adorável, admirando as belezas naturais e sendo informados de cada detalhe. Foi um grande ganho para nós como pessoa e para a nossa família”, ressalta Rennan.

Priscilla elogiou a iniciativa. “Precisamos de mais iniciativas como essa. A partir dela, é possível a transformação que tanto buscamos no meio ambiente e na sociedade, através da mobilização de temáticas educativas, ambientais, científicas e sociais. Pois só assim entendemos que somos parte do todo. Esperamos retornar nas próximas férias!”, completou.

A coordenadora de Educação Ambiental da REBIO União, Aline Oliveira, destacou a importância da atividade. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado da I EcoFérias. Foram momentos muito agradáveis e de sensibilização sobre a importância da floresta e da Reserva para o equilíbrio ambiental da região, além dos momentos de descontração e interação com a população”, revelou.

As visitas devem ser agendadas previamente pelo e-mail rebiouniao@gmail.com. Quem quiser saber mais sobre a unidade de conservação, assim como suas atividades e eventos, basta acessar a página da Reserva Biológica União no Facebook ou entrar em contato por meio do telefone: (22) 2777-1115.