A renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), maior linha férrea em extensão do Brasil, poderá gerar um investimento de R$ 10 bilhões para Minas Gerais. A VLI, concessionária que administra a FCA, projeta um aumento de 32% no volume de cargas movimentadas no Estado através de fluxos de importação e exportação de grãos, fertilizantes, celulose, insumos e produtos acabados da indústria siderúrgica.

Os R$ 10 bilhões para Minas fazem parte dos R$ 30 bi que serão destinados para a melhoria de toda a operação da FCA, que também contempla os estados da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. A renovação prevê a geração de 10 mil empregos ao longo do novo período da concessão, que teve início em 1996 e, com o prosseguimento, vai durar até 2056.

A proposta prevê a modernização e a ampliação da infraestrutura logística a partir de obras para construção de novos trechos e ramais ferroviários, realocação de pátios de cargas e soluções integradas para resolução de conflitos rodoferroviários, além do investimento em vagões e locomotivas, que proporcionará um forte estímulo aos fabricantes nacionais de material rodante.Em Minas, os R$ 10 bilhões serão investidos no corredor leste da FCA, que liga regiões produtivas de Minas Gerais ao Sistema portuário do Espírito Santo. O aporte contempla aquisição de material rodante (vagões e locomotivas), manutenção e melhorias da malha e obras de resolução de conflitos urbanos. Além desse investimento, a VLI destinará outros R$ 190 milhões para 80 obras de resolução de conflitos urbanos em 25 municípios mineiros. Atualmente, dos 70 clientes da VLI, 40 estão em Minas.

O Estado terá um grande incremento da movimentação ferroviária de cargas com destino a Estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo (Baixada Santista). A projeção aponta aumento nos fluxos de soja, milho, farelo de soja, açúcar, derivados do petróleo, produtos siderúrgicos e cimento. Também se estima o aumento do fluxo de retorno de fertilizantes sobre trilhos a partir do Espírito Santo.

“Minas Gerais é um grande pilar operacional da Ferrovia Centro-Atlântica e abriga uma parte expressiva da malha da FCA, além de ser um Estado com forte representatividade em segmentos como a siderurgia e o agronegócio, que têm vocação para o transporte ferroviário. A renovação da concessão da FCA significa a possibilidade de investir para impulsionar a eficiência de setores estratégicos para a economia mineira”, afirma Fábio Marchiori, CEO da VLI.

A proposta de renovação antecipada da FCA foi aprovada pela Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e será levada a audiências públicas para a oitiva das partes interessadas, ressaltando o caráter transparente do processo.

“A renovação da FCA é um projeto moderno, que nasce dentro do novo formato do governo federal para processos do gênero e já incorpora inovações regulatórias recentes em seu escopo. Por isso, acreditamos que esta renovação possa ser o símbolo de uma nova era de transformação na logística nacional, ao direcionar recursos para a modernização do modal ferroviário, além de investimentos que irão fortalecer nossa indústria e elevar a eficiência de setores estratégicos para a economia nacional”, pontua o CEO.