O relator da CPI da Pandemia difundiu desinformação no final da reuniao da CPI da PAndemia nesta quinta-feira (26)
O relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros (MDB/AL), difundiu desinformação durante o encerramento da reunião da comissão nesta quinta-feira (26).
Calheiros, que não tem formação em saúde, afirmou, equivocadamente, que “ivermectina é um remédio para consumo animal, é pra vaca, é pra cavalo”. A afirmação, no entanto, é FALSA.
Vários laboratórios no Brasil fabricam ivermectina para consumo humano. O fármaco é receitado há anos por médicos (e não veterinários) para o tratamento de várias condições causadas por vermes ou parasitas, dentre elas a estrongiloidíase intestinal.
Salvo a hipótese de uma desinformação intencional, o senador pode ter se equivocado, visto existem alguns medicamentos veterinários que também contém ivermectina, como o conhecido Ivomec. Porém, o uso veterinário não é a única aplicação do medicamento, como afirmou Calheiros.
Polêmica com o FDA
No último sábado (21), o FDA, que é a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, emitiu um comunicado para que medicamentos veterinários com ivermectina não fossem utilizados para tratamento contra a covid19. Isso ocorreu porque no Mississipi, mais de dois terços dos chamados recentes feitos ao centro de controle de intoxicações do estado se relacionaram à “ingestão de fórmulas de ivermectina para gado ou animais compradas em centros de suprimentos para gado”.
Por: Pablo Fernando de Carvalho – Site Novo Norte