O governo entrou de cabeça na reestruturação da Saúde. Ontem (18), o prefeito designou um setor da Procuradoria Geral de Licitações para cuidar exclusivamente dos processos de compra e contratação de serviços para a rede. Isso dará agilidade às licitações que cuidarão do abastecimento das principais unidades da rede, um problema que vem afetando a assistência ao cidadão. A gestão de unidades específicas também foi alterada.
Ambulâncias
E um dos primeiros trabalhos realizados por esta nova estratégia do governo foi publicar a licitação destinada ao aluguel de ambulâncias tipo A, que atendem a casos de alta complexidade. A expectativa é que o contrato para a prestação do serviço seja assinado até dezembro, para que a frota de assistência à população seja reposta até o início do próximo ano. Com isso, não apenas a Serra, mas bairros e comunidades também serão atendidos.
Entulho
A secretaria municipal de Infraestrutura deveria reeditar as normas relativas à manipulação e destinação de entulhos na cidade. Caçambas são instaladas em frente aos prédios em obras, onde o material é depositado. Só que, essas estruturas passam a ocupar vagas públicas de estacionamento, por tempo indeterminado. No Centro, a situação causa problemas de acesso da população, especialmente ao Calçadão.
Trânsito
Previsto para ocorrer nesta quarta-feira (19), o fechamento do Terminal Central vai criar um verdadeiro nó no trânsito da cidade, especialmente no Centro. A partir do início das obras de reparos na estrutura, o ponto central dos coletivos será implantado na Praça Veríssimo de Melo, principal acesso do trânsito que chega da parte Norte da cidade. Com a previsão de obras durante oito meses, o povo precisará de paciência para circular pelo Centro.
Emendas
Ontem (18), a Câmara de Vereadores deu andamento à tramitação dos projetos que preveem a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e o novo Código Tributário, importantes pautas para a arrecadação da cidade no próximo ano. As matérias, apesar de serem técnicas, sofrerão a análise política dentro do parlamento, que ainda não tem previsão de votar o projeto que institui o Bolsa Escola, capaz de oferecer bolsas de R$ 600 para 100 anos da rede municipal de ensino.
Eleições
Falando na Câmara, passado o período eleitoral de outubro, o parlamento municipal entrará de cabeça nas discussões que irão envolver a disputa pela presidência da Casa. Por enquanto, Dr. Eduardo (PPS) é o único candidato à reeleição, embora ainda não tenha a maioria dos votos. Dependendo do resultado das urnas, a futura composição da Mesa Diretora do parlamento poderá ser diferente, e sem a interferência do governo.
Adeus
Uma campanha está sendo realizada para angariar recursos para o translado do corpo do atleta macaense Vinícius Noronha da Silva, de 26 anos, que faleceu na madrugada de segunda-feira (17), na Espanha. O caso causa grande comoção na cidade, especialmente entre ex-jogadores de vôlei, e comissão técnica, da extinta Prosport/Macaé. A prefeitura teve sensibilidade de emitir nota de pesar sobre o falecimento, cujas causas ainda estão sendo apuradas.
Acesso
Na Serra, pontes em condições precárias, ainda confeccionadas com tampões de madeira, seguem como único acesso de moradores, produtores rurais e comerciantes que vivem em localidades mais afastadas do Centro. A prefeitura tem trabalhado para reformar essas estruturas, porém, o período de chuvas acaba interferindo no trabalho. Antes da chegada do verão, que eleva o movimento de turistas na região, esse trabalho deve ser concluído.
Vendas
A Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM) tem trabalhado para tentar fortalecer e elevar a autoestima dos empresários do setor, que andam desmotivados por conta dos efeitos da crise. Aos poucos, as características das lojas situadas no Calçadão estão mudando, passando a investir em artigos mais populares. Já no Shopping Plaza Macaé, lojas tentam sobreviver à crise, investindo em promoções e liquidações.