Os últimos dois anos foram de muitos desafios em todo o mundo por conta da pandemia de Covid-19. E na Educação, não foi diferente. Em Macaé, com o retorno gradativo às aulas presenciais em 2021, o ano de 2022 será marcado por ações para garantir que a rede municipal siga se adequando aos novos tempos, e com o desafio de receber número recorde de novos alunos. Por isso, além de reformas nas unidades, está prevista a construção de cinco novas escolas municipais para atender à crescente demanda.
- Pelo que acompanhamos até agora junto à Secretaria de Educação, o sistema online de pré-matrículas está recebendo recorde de inscrições para alunos novos, desde a Educação Infantil. A terceira fase de inscrições começa dia 31 de janeiro, e estão sendo esperados pelo menos nove mil novos alunos. E o município tem que estar preparado para isso, disse o vereador Guto Garcia, que tem acompanhado junto com o prefeito Welbert Rezende as ações e metas previstas para 2022 na Educação.
De acordo com ele, para atender a um cada vez número maior de alunos, não basta apenas reforma e construção de novas salas de aula. A expectativa é de que a prefeitura realize um processo seletivo para a contratação temporária de Professor A e C e para auxiliar de serviços escolares, enquanto não é autorizada a realização de Concurso Público.
Para recuperar possíveis déficits provocados pela pandemia, estão previstas ações como o reforço escolar ampliando carga horária dos alunos e programa de monitoria das escolas com estagiários. “Teremos também em 2022 a volta do programa Bolsa Escola com ampliação de vagas, e estamos reivindicando a compra de tablets para os alunos e notebooks para os professores”, disse Guto. Outra meta é a melhoria na gestão educacional informatizada com a implantação de software próprio.
Na parte de obras, está prevista a construção de cinco novas escolas-padrão no Bosque Azul, Lagomar, no distrito do Frade e no Mirante da Lagoa. Além disso a prefeitura continua a parceria para a conclusão das obras da escola estadual de Ensino Médio no Lagomar.
Estão previstas ainda obras de reforma e ampliação dos quatro Cieps municipalizados, das escolas Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa) Alcides Ramos (Botafogo), Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro), Dolores Garcia Rodriguez (Mirante da Lagoa), Anna Benedicta (Centro), e Maria Izabel Damasceno Simão (Centro). Também estão programadas obras de construção e cobertura de quadras esportivas em cinco escolas da rede.
2021: um ano desafiador
Para o vereador Guto Garcia, 2021 foi um dos anos mais desafiadores dos últimos tempos. - Foi um ano de perdas inestimáveis, como a do nossos amigos Thales Coutinho e Dr. Eduardo Cardoso, da professora Geisa Morgado, e de tantos outros que se foram por conta da pandemia de Covid-19. Mas 2021 também foi o ano da superação para a nossa cidade, graças às boas ações desenvolvidas pelo prefeito Welberth e toda a sua equipe. Macaé está conseguindo dar a volta por cima e se manter como a cidade com a menor taxa de letalidade por Covid do estado, de acordo com a UFRJ. É claro que ainda temos inúmeros desafios pela frente. Mas tenho plena confiança de que o prefeito Welberth adquiriu neste primeiro ano a experiência necessária para seguir em frente com ainda mais vontade de acertar e fazer o melhor por Macaé, disse o vereador.
Em seu terceiro mandato na Câmara, Guto apresentou este ano 21 projetos de lei, 46 requerimentos, 205 indicações, 14 moções de homenagens, três projetos de lei complementar do Legislativo e oito projetos de Decreto Legislativo. A defesa pelos servidores municipais e pela Educação continuam sendo suas principais causas no Legislativo. Para 2022, também já estão garantidas as emendas impositivas, aquelas onde o munícipio é obrigado a investir. O mandato do vereador Guto Garcia aprovou a Restaurante Popular e do Complexo Esportivo, a Bolsa de Monitoria para alunos do Colégio de Aplicação e a Bolsa Servidor para que todos os servidores municipais possam ter acesso ao ensino superior.
- Para os servidores, conseguimos a aprovação de requerimento para que o município implante um novo PCCV para todas as categorias em 2022. Conseguimos ainda reparar injustiças, como a correção salarial a partir de janeiro para todos os servidores que recebem menos do que um salário mínimo. Também estamos na luta para o aumento do número de triênios de 11 para 14 e garantimos que a Macprev reconhecesse a união estável como garantia de direitos de benefícios para o servidor. Em apoio aos que ficaram sem contratos por conta da pandemia, conseguimos o pagamento de auxílio de R$ 500 por dois meses para 1950 trabalhadores, elencou.
Outras ações realizadas este ano por Guto na Câmara foram a aprovação da Lei das Antenas 5G, que garante que Macaé receba mais rápido a nova tecnologia, a Criação do Corredor Cultural Ricardo Meirelles, a obrigatoriedade da presença de intérpretes de libras em todos os eventos públicos, a mudança do polo do Cederj para a Cidade Universitária e a Criação da Semana Olímpica da Matemática, que será implantada nas escolas a partir de 2022.