Programação contou com atividades, visitas a sala de exposições e trilha em meio a natureza - Divulgação

Colônia de férias reuniu grupo de moradores de toda a região durante três dias. Participantes tiveram a oportunidade de vivenciar experiências únicas em meio a Mata Atlântica

Considerada uma das áreas de Mata Atlântica mais bem preservadas do Brasil, a Reserva Biológica da União, que pertence ai Instituto Chico Mendes (ICMBio), recebeu no final de janeiro um grupo de pessoas, moradores da região, durante a primeira edição do Ecoférias.
Divididos em três grupos, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a unidade de conservação (UC), aprender sobre sua importância na preservação da Mata Atlântica e de espécies como o mico-leão-dourado por meio de exposições, dinâmica e, ainda, fazer a Trilha Interpretativa Inclusiva do Pilão, a única adaptada para deficientes.

Na ocasião, eles puderam observar a riqueza da flora e da fauna. O passeio foi encerrado com um piquenique, além de uma visita à sala de exposição.

Rennan Monteiro e Priscilla Castro, de São Pedro da Aldeia, sempre quiseram conhecer a Rebio e não pensaram duas vezes quando souberam da EcoFérias. “Foi uma experiência excelente, superou nossas expectativas! Sempre tivemos curiosidade de entrar todas as vezes que passávamos por aqui. Vimos uma imensidão de biodiversidade e tivemos uma recepção muito acolhedora. Realizamos uma trilha adorável, admirando as belezas naturais e sendo informados de cada detalhe. Foi um grande ganho para nós como pessoa e para a nossa família”, ressalta Rennan.

 

Priscilla elogiou a iniciativa. “Precisamos de mais iniciativas como essa. A partir dela, é possível a transformação que tanto buscamos no meio ambiente e na sociedade, através da mobilização de temáticas educativas, ambientais, científicas e sociais. Pois só assim entendemos que somos parte do todo. Esperamos retornar nas próximas férias”, completou.

 

A coordenadora de Educação Ambiental da REBIO União, Aline Oliveira, destacou a importância da atividade. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado da I EcoFérias. Foram momentos muito agradáveis e de sensibilização sobre a importância da floresta e da Reserva para o equilíbrio ambiental da região, além dos momentos de descontração e interação com a população”, revelou.

As visitas devem ser agendadas previamente pelo e-mail rebiouniao@gmail.com <mailto:rebiouniao@gmail.com>. Quem quiser saber mais sobre a unidade de conservação, assim como suas atividades e eventos, basta acessar a página da Reserva Biológica União no Facebook ou entrar em contato por meio do telefone: (22) 2777-1115.

Localizada nos municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé, a Rebio é reduto de espécies da fauna e da flora. Ela abriga diversos animais ameaçados de extinção, entre eles, papagaio-chauá, gavião-pomba, preguiça de coleira, sabiá-pimenta, gato-maracajá, mico-leão-dourado, onça-parda, tiriba e tiriba-grande.