Objetivo é cumprir mandados de prisão contra membros de quadrilha de traficantes ligada a facção criminosa em Casimiro de Abreu

Quinze pessoas foram presas e um menor de idade foi apreendido durante as duas operações que estão sendo realizadas em Casimiro de Abreu, contra o tráfico de drogas. Equipes da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) atuam na cidade desde o início da manhã desta quinta-feira (28).

Segundo o MPRJ, as operações Independente II e Vale do Indaiaçu têm origem em denúncias apresentadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ). Na primeira, os agentes têm o objetivo de cumprir 15 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. Já na segunda operação, a polícia visa cumprir 32 mandados de prisão. Segundo o MPRJ, oito alvos já estavam presos e os mandados foram cumpridos no presídio.

De acordo com o MPRJ, a Operação Independente II tem o objetivo de combater a comercialização de drogas nas comunidades Industrial e Professor Souza. Ainda de acordo com o Ministério Público, entre março de 2016 e setembro de 2018, os denunciados praticaram outros crimes, incluindo homicídios.

O responsável por financiar os gastos necessários de toda a quadrilha foi preso em 2015, e de acordo com o Ministério Público, mesmo dentro de uma unidade prisional, ele repassava as ações aos demais associados no tráfico e recebia o produto oriundo da venda de entorpecentes.

A Operação Vale do Indaiaçu visa combater o tráfico de drogas nas localidades de Mataruna, BNH, Santa Ely, Perimetral, Casinhas, Parque Vale do Indaiaçu e Centro. Também foram expedidos mandados de busca e apreensão nas residências dos denunciados e nos presídios onde alguns estão acautelados.