Quatro mil animais recebem vacina contra raiva no Dia D

0
316
Imunização é fundamental para evitar a transmissão da doença

Mutirão aconteceu no último sábado em 15 pontos da cidade e região serrana

Como a prevenção é sempre a melhor escolha, no último sábado (29), a prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses realizou o Dia D Nacional de Vacinação Antirrábica Animal. A ação aconteceu em 15 postos distribuídos em vários bairros na cidade e distritos da região serrana.

Segundo o CCZ, a campanha, que teve início em maio, vacinou 22.180 animais entre cães e gatos. Somente no Dia D foram 4.071 vacinados.

De acordo com o coordenador especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, Rafael Amorim, o Dia D Nacional de Vacinação Antirrábica Animal superou as expectativas, pois a meta seria imunizar três mil animais.

“Apesar da chuva, conseguimos realizar a ação, que mobilizou 200 servidores. A campanha teve uma boa adesão por parte da população”, pontuou.

Quem ainda não conseguiu imunizar o seu animal, poderá procurar o Ambulatório Público Municipal, que fica situado no Parque de Exposição ou a Unidade de Castração do Lagomar. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Já quem tem dez ou mais animais, poderá solicitar a visita dos técnicos do Centro de Controle de Zoonoses, em sua residência, por meio do e-mail: cepsacz@gmail.com.

Lembrando que a imunização é fundamental para proteger o animal, uma vez que essa doença pode ser transmitida aos humanos e levar à morte. O CCZ também explica que é importante que ele seja levado por um adulto e que apresente a carteira de vacinação. Se for agressivo, recomenda-se o uso de focinheira.

A vacina é contraindicada para animais doentes, em tratamento, ou debilitados, assim como fêmeas que estejam amamentando ou esperando filhotes.