Parlamentares de esquerda desejam saber se igrejas financiaram os ataques contra as sedes dos Três Poderes
Os deputados federais Erika Hilton (PSOL-SP) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) apresentaram requerimentos na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro para convocar os evangélicos que foram até Brasília naquela data.
Os parlamentares usaram reportagens do UOL sobre a participação de igrejas que teriam fretado ônibus para participarem da manifestação na capital federal.
Os representantes da esquerda querem investigar se houve financiamento de igrejas nos ataques contra as sedes dos Três Poderes. Para isso, eles desejam chamar para depor os presos pela Polícia Federal que admitiram que estavam em caravanas de evangélicos.
Vieira acredita que essa linha de investigação pode beneficiar o segmento religioso.
– Poderemos distinguir as pessoas que têm uma fé generosa, amorosa e pacífica, daquelas que sequestram a religião, a espiritualidade e a fé para legitimar seus projetos de poder, violência e destruição da democracia – justifica o psolista.
GUERRA SANTA
Para a professora de Direito e ex-deputada estadual, Janaina Paschoal, a convocação de evangélicos na CPMI do 8 de janeiro pode incidir no erro de criminalizar religiões. Em seu entendimento, não há crime no fato das igrejas criarem caravanas para participarem de atos que eram pacíficos.
– Espero que os parlamentares de esquerda não incidam no erro de criminalizar religiões. O fato de uma igreja enviar fiéis para uma manifestação, a princípio pacífica, não constitui crime. Se eu fosse Lula ficaria bem atento a esses requerimentos do PSOL à CPMI do 08 de janeiro. Não queremos “guerras santas” neste País! Eu já dei o mesmo conselho a Dona Michelle [Bolsonaro]. Não há ideologia no que estou escrevendo. Há uma preocupação real – comentou.
Por portal Novo Norte