ProUni abre inscrições para bolsas remanescentes

358
Procedimento deverá ser feito pela internet no site do ProUni

Ao todo, estão sendo oferecidas mais de 100 mil oportunidades

Muita gente tem o sonho de cursar uma faculdade, mas muitas vezes as condições financeiras acabam sendo uma barreira. E pensando nisso é que foi criado o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos em instituições particulares.

De acordo com o Ministério da Educação, estão abertas as inscrições para as bolsas remanescentes referentes ao segundo semestre de 2018. Nesta edição, estão sendo ofertadas 106.252 bolsas remanescentes, sendo 18.070 integrais e 88.182 parciais de 50%.

Segundo o regulamento, para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos um dos requisitos: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola; ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

No caso de estudantes matriculados em instituições de educação superior, o prazo é até o dia 28 de setembro. Já para aqueles que não possuem matrícula, o período de inscrição é menor, até o próximo dia 24.

O procedimento deverá ser feito pela internet, no site do ProUni: http://siteprouni.mec.gov.br. Todo o processo, como acompanhamento do calendário, resultados e dúvidas também devem ser feitos no portal online.

O Programa foi criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.