Fotos: Paolla Itagiba

Os estudantes da 3ª série do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, no RJ, participaram da segunda edição do “Projeto Gerações”. Por meio das aulas de Sociologia, a culminância faz um resgate da história e do desenvolvimento social da música brasileira e internacional.

De acordo com o professor Thiago Garcia, a atividade tem por objetivo incentivar que os alunos vivenciem o que aconteceu desde a década de 40 até os dias atuais, por meio da música. O trabalho é representado não só por canções, mas por músicos, bandas e as danças que mais se destacaram em cada geração. “A partir das nossas aulas, entendemos como a população e a sociedade se organizam e manifestam isso culturalmente”, complementa Thiago.

A aluna Maria Júlia Soares participou junto com suas colegas de turma e destacou a participação do grupo na atividade. “Foi tudo muito legal. O professor nos ajudou bastante.  Nosso grupo representou os Anos 90. Dançamos “Baile Charme”, que é um movimento popular que ressalta a identidade cultural negra, a música “Ragatanga”, da Banda Rouge e “Thriller”, do Michael Jackson. Foi muito divertido vestir aquelas roupas”, conta.

A atividade foi importante para que os alunos da 3ª série possam aproveitar mais esse momento fora de sala de aula. “Muito bom porque alivia a tensão. Nesta reta final estamos perto do Enem e dos vestibulares. É um momento de descanso que a gente tem para curtir nossos amigos de sala e o restante da escola”, ressalta Maria Júlia.

“É muito legal ver os alunos realizados, tendo o espaço da escola como um espaço de convivência, além do espaço acadêmico, um local também de prazer e de alegria”, diz Thiago.

A primeira edição do projeto aconteceu em 2019 para os alunos da 2ª série, mas precisou ser interrompida após a suspensão das aulas presenciais, devido à pandemia da COVID-19.

Texto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana