Início Notícias Educação Projeto de Extensão do Nupem UFRJ ganha evidência em Macaé

Projeto de Extensão do Nupem UFRJ ganha evidência em Macaé

0
736

Professor e idealizador do projeto, Rafael Costa

“Cinema Interdisciplinar nas Ciências Ambientais” é o tema da primeira aula aberta virtual nesta quarta-feira (09), às 18h

 

Acontece nesta quarta-feira (09), às 18h, a primeira aula aberta remota do Projeto de Extensão “Imaginamundos: Educação, sustentabilidade e novas formas de viver”, que vem ganhando evidência em Macaé e reforçando os espaços de integração entre universidade e sociedade através dos canais de comunicação da instituição, sob a proposta de ação extensionista a ser desenvolvida no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, RJ (Nupem UFRJ Macaé), até agosto de 2021. Com o tema “O Cinema Interdisciplinar nas Ciências Ambientais”, o encontro virtual será por meio do canal do YouTube do instituto.

Segundo o Biólogo, Doutor em Ciências Ambientais, Pós-Doutor em Educação, docente e idealizador, Rafael Costa, o projeto busca construir espaços para o fortalecimento da imaginação ativa por meio de ações coletivas. “Para tal, pretende potencializar práticas criativas visando identificar novos caminhos para repensar as relações da sociedade com o ambiente. Além disso, busca mapear iniciativas inovadoras no campo da educação, comunicação e sustentabilidade, para encontrar novas formas de viver nesse mundo”, ressalta.

De acordo com Rafael, o projeto se divide em três esferas, sendo essas, a educação, que busca por métodos inovadores no ensino, dialógicos e participativos, com foco na resolução de problemas contextualizados com a realidade; a comunicação, que dá ênfase na produção e exibição de obras cinematográficas, sedimentado na vasta teoria do cinema e da comunicação; e, por fim, a arquitetura e cidades sustentáveis, que busca mapear projetos de baixo impacto e nos conceitos de sustentabilidade que passam por criação de hortas comunitárias, reconfiguração de áreas de uso público como unidades de conservação, praças, escolas e a própria universidade.

Frente ao cenário pandêmico, onde as aulas e demais atividades presenciais se encontram suspensas temporariamente em virtude do isolamento social, principal medida no enfrentamento à COVID-19, o projeto, que conta ainda com discentes e colaboradores, dará continuidade às suas ações virtualmente, através de videoconferências, salas de bate papo virtual, nuvem de dados e softwares livres.

Para participar da aula aberta virtual que acontece hoje, basta acessar o link <https://www.youtube.com/watch?v=5Ux_2MqH7rU>.

SEM COMENTÁRIOS