Macaé, um dos municípios que mais investem na coleta e tratamento de esgoto, é o primeiro do interior do estado a receber o projeto Água na Escola – Gotas do Futuro. O projeto traz a atleta campeã mundial Daiane dos Santos, que está percorrendo as escolas. Desta segunda-feira (18) até quinta (21), alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino receberão noções de educação ambiental. O objetivo é conscientizar sobre as ações dos três erres: reduzir, reutilizar e reciclar.

O projeto foi aberto no município no Colégio Maria Isabel Damasceno Simão. Nesta terça (19), o projeto estará no Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro, na Nova Holanda; quarta (20), no Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo, no Parque Aeroporto; e, na quinta (21), na Escola Municipal Engenho da Praia. O trabalho acontece das 8h às 16h em cada unidade e deve atingir 2,4 mil alunos nos quatro dias de ações.

O trabalho itinerante acontece em parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Trata Brasil (ITB) e BRK Ambiental.

“Eu estou como embaixadora do Trata Brasil há quase 10 anos e presencio os problemas que temos em relação à falta de água tratada e aos esgotos, que deixam milhares de crianças e adultos internados no país. Se queremos uma nação mais consciente, temos que trabalhar com estes temas para que as próximas gerações cresçam conscientes da importância de falar sobre saneamento“, declara Daiane por onde vai com o projeto. No intervalo das atividades os alunos e professores têm um momento de bate-papo com a atleta a partir do tema “A transformação do esporte”.

“É um projeto muito importante porque desperta, principalmente nos alunos, a consciência de como cuidar do ambiente em todo lugar. Esse também é o papel da escola”, disse a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Dith Jones.

Atleta campeã mundial Daiane dos Santos esteve, segunda-feira, no Colégio Maria Isabel Damasceno Simão

Conheça o projeto

O projeto Água na Escola – Gotas do Futuro começou em 2017 nos grandes centros do Rio de Janeiro e São Paulo. A parceria com Daiane dos Santos foi natural, uma vez que a atleta já é Embaixadora do Instituto e muito ligada às causas ambientais. Daiane é um exemplo não somente de atleta, tendo conquistado inúmeros títulos nacionais e internacionais como ginasta brasileira, mas também como educadora, através do projeto “Brasileirinhos” e outros que buscam formar jovens cidadãos nos conceitos de responsabilidade social, cidadania, autoestima e confiança.

Macaé é um dos municípios que mais avançam na coleta e tratamento de esgoto. O município trata 190 litros de esgoto por segundo (l/s), atendendo uma população de cerca de 120 mil pessoas, o que representa cerca de 70% de tratamento do esgoto produzido. O tratamento do esgoto é reconhecido como prioridade para a atual gestão e vem avançando com planejamento, projetos e cronogramas/metas. Informações completas no seguinte link no portal da prefeitura: http://www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/numeros-mostram-avancos-de-macae-na-coleta-e-no-tratamento-do-esgoto.