Facilitar o deslocamento desses profissionais contribui para atenuar os efeitos da grave crise
O Projeto de Lei 984/20 isenta profissionais de saúde pública do pagamento da tarifa no transporte público coletivo de passageiros, enquanto durar a pandemia decorrente do coronavírus (Covid-19) no País. Segundo o texto, em análise na Câmara dos Deputados, a medida se aplica a todas as modalidades de transporte coletivo de passageiros, operados por empresas públicas ou privadas.
Autora da proposta, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) destaca a necessidade “imperiosa de dotar o sistema de saúde brasileiro de capacidade para prevenir, controlar e conter os danos às pessoas e salvar vidas”. Ela acredita que facilitar o deslocamento desses profissionais contribuirá de maneira significativa para atenuar os efeitos da grave crise no dia a dia.
“A linha de frente do combate a esta pandemia são os profissionais de saúde pública de todo o Brasil, que mesmo em condições adversas, buscam exercer seu juramento de garantir a vida. Muitos deles encontram-se em situação de risco e exposição e realizam jornadas exaustivas sem equipamentos, aventais, luvas, máscaras, ventiladores, se desdobram no front de batalha com sua experiência técnica. São nossos heróis na guerra contra o COVID-19”, disse.
Fonte: Agência Câmara de Notícias