O circuito ‘150 anos de Aurora Musical’ terá início em 22 de junho (sábado), às 20h30, na Praça São João Batista, no município de São João da Barra, onde a Orquestra de Sopros Nova Aurora apresentará o concerto “Acústico OSNA – Pop e Rock”. O circuito cultural, composto por concertos sinfônicos e exposição itinerante, seguirá por Campos dos Goytacazes, no Teatro Trianon (21 de julho); Macaé (28 de julho) e Rio de Janeiro, no Theatro Municipal (30 de agosto), com Flávio Venturini como artista convidado. O encerramento da temporada será em Rio das Ostras (7 de setembro), com a participação do grupo Raiz do Sana.
O projeto 150 Anos de Aurora Musical tem o patrocínio da Petrobras (através do programa Petrobras Cultural), Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Governo Federal. Tem como apoiadores a Prefeitura de Macaé, Prefeitura de São João da Barra, Prefeitura de Rio das Ostras, Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Teatro Trianon. O projeto conta ainda com o apoio institucional da Usina de Fomento Cultural.
A Orquestra de Sopros Nova Aurora, com direção artística e regência de Hélio Rodrigues, é composta por 55 músicos e já realizou concertos em salas prestigiadas, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Sala Cecília Meirelles, e também se apresentou nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.
Possui instrumentos de alta qualidade, com timbres diversificados, arranjos próprios feitos sob encomenda e métodos de prática de orquestra e ensaios, produzindo uma sonoridade que em nada fica a dever a orquestras compostas por profissionais.
A Sociedade Musical Nova Aurora, fundada em 8 de junho de 1873, em Macaé/RJ, é a mantenedora da Orquestra de Sopros e também atua como escola de música. A sede histórica da instituição sesquicentenária, nas cores de sua bandeira, azul e branco, foi construída em 1891, e está localizada no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, 551, no Centro de Macaé.
A exposição biográfica itinerante, que será montada próxima aos locais de concerto, irá contar parte significativa de sua história, indo desde a fundação da Sociedade Musical, a criação da banda de música, a sua transição para Banda Sinfônica em 2006, até alcançar o status atual de Orquestra de Sopros. Os presentes também poderão conhecer essa trajetória através dos livretos biográficos com os programas dos cinco concertos, que serão distribuídos ao público.
Os locais dos concertos têm acessibilidade, com rampas e banheiros adaptados à Pessoas com Deficiência (PcD) e intérprete de Libras atuarão durante as apresentações.
São João da Barra
A programação do primeiro concerto ‘150 anos de Aurora Musical’, em 22 de junho, será em estilo pop rock. A Orquestra apresentará ‘África’ de Daivid Paich e Jeff Porcaro, com arranjo de Dico; ‘Stand By Me’ de Ben E. King, Jerry Leiber e Mike Stoller, com arranjo de Johnnie Vision; ‘É Preciso Saber Viver’ de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, com arranjo de Dico; ‘Astronauta de Mármore’ de Nenhum de Nós, com arranjo de Daniel Martins; ‘Primeiros Erros’ de Kiko Zambianchi, com arranjo de Daniel Martins e ‘Era um Garoto’ de Franco Migliacci e Mauro Lusini, com arranjo de Daniel Martins. A Orquestra interpretará também ‘Bete Balanço e ‘Puro Êxtase’ de Cazuza, Maurício Barros, Marquesini Flávio e Augusto Goffi, com arranjo de Daniel Martins; Ana Júlia’ e ‘Pelados em Santos’ de Marcelo Camelo e Dinho, com arranjo de Daniel Martins; ‘Será’ de Renato Russo, com arranjo de Daniel Martins; ‘Sonífera Ilha’ de Titãs, com arranjo de Fábio Mesquita, fechando o show com a brasilidade do ‘Pagode Russo’ de Luiz Gonzaga, com arranjo de Daniel Martins.