Professores e idealizadores dos projetos do Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (PIPS) da UFRJ Campus Macaé, que vem ganhando evidência no município. - Divulgação

As ações do programa de extensão universitária cooperam com a saúde e o bem-estar da população

Visando cooperar com a saúde e o bem-estar da população, o Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (PIPS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé, iniciado em 2013, vem se destacando na cidade com os apoios das Secretarias Municipais de Educação, Ordem Pública e Saúde.

Segundo Renata Amorim, nutricionista, Doutora em Ciências, especialista em Gerontologia, docente do curso de nutrição e uma das coordenadoras do programa, o PIPS é atualmente o único programa de extensão universitária da instituição, que articula projetos da área da saúde, cuja finalidade é desenvolver ações de promoção da saúde, integrando a universidade com a sociedade. As ações desenvolvidas buscam ampliar a formação dos acadêmicos ao estimular o desenvolvimento de estratégias criativas de educação em saúde e contribui para a promoção da mesma no município.

“O PIPS funciona como um espaço de troca e apoio entre projetos de extensão da área da saúde. O foco é a promoção da saúde como um processo interdisciplinar, educativo, cultural e científico, que abarca os grupos populacionais na reflexão sobre temas relacionados à saúde, cuidado de si e qualidade de vida”, ressalta.

Idealizado por Ana Eliza Port Lourenço e Amabela de Avelar Cordeiro, docentes do curso de nutrição e por Leila Brito Bergold, docente do curso de enfermagem e obstetrícia e coordenadora do PIPS, o programa conta ainda com oito projetos de professores vinculados aos cursos de nutrição, enfermagem e obstetrícia, farmácia e de Ciências Básicas da Saúde.

Entre os projetos estão, ‘Amamentar, um gesto de amor humoral’, do Celso Belmiro; ‘Brinca que Melhora’, da Leila Bergold e Gizele Martins; ‘Culinafro: A culinária afro-brasileira como promotora de alimentação saudável’, da Rute Costa; ‘Como Crescemos: Crescimento e ganho de peso saudável na escola’, da Ana Eliza Lourenço e Luana Silva Monteiro; ‘Centro Regional de Informações sobre Medicamentos UFRJ – Macaé (CRIM UFRJ-Macaé), da Samantha Martins; ‘Envelhecimento, Nutrição e Promoção da Saúde (ENUSA), da Renata Amorim; ‘Escolha Saudável Utilizando Rótulos de Alimentos (ESAURA)’, da Priscila Pontes e Naiara Sperandio e ‘Oficinas Musicais: Promovendo aprendizagem, criatividade e cidadania’, do Gunnar Taets.

De acordo com Renata, diante da impossibilidade de atividades presenciais com a comunidade macaense por conta da pandemia do coronavírus, visto que o isolamento social é a principal medida protetiva contra a propagação do vírus, o PIPS vem atuando por meio da internet.

“Os projetos vem realizando extensão virtual por meio da produção de materiais de educação em saúde voltados para este contexto, que envolvem as temáticas, sistema imunológico, envelhecimento e alimentação em tempos de COVID-19, ‘guia lúdico para idosos: como se divertir nesta quarentena’, ‘aleitamento materno durante a pandemia’ e ‘avaliação de evidências de tratamento relacionados com a COVID-19’, dentre outros materiais que estão sendo produzidos pelas equipes dos projetos”, pontua.

Para acompanhar os trabalhos do Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (PIPS) da UFRJ Campus Macaé, basta acessar o link https://linktr.ee/ufrjmacaepips, para acessar os seus materiais educativos, acesse o link https://instagram.com/pips_ufrj?igshid=19ba6ya608mbb e, em casos de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: ufrjmacaepips@gmail.com.