Entre os dias 20 e 23 o atendimento ao usuário será suspenso devido ao processo de mudança
O Programa DST/Aids, da Secretaria de Saúde de Macaé, funcionará em novo endereço a partir do dia 26 de novembro. A sede do serviço, que hoje opera no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, será transferida para a Rua Alfredo Backer 182, no Centro.
Entre os dias 20 e 23, o atendimento ao usuário será suspenso devido ao processo de mudança. De acordo com a coordenadora do Programa, Cátia Nascimento, além da mudança do mobiliário, o programa conta com laboratório e farmácia, que necessitam de desmontagem e montagem de equipamentos.
Programa – O programa DST/Aids conta com uma equipe multidisciplinar. A porta de entrada do serviço é o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Por meio do CTA, os usuários passam por uma entrevista com assistente social ou psicóloga, na qual são encaminhados para fazer os testes anti-hiv (diagnóstico), sífilis (treponêmico) e hepatites B e C (triagem). Os resultados saem em 30 minutos e o paciente é orientado pelo profissional que fez o primeiro atendimento.
Atualmente 1,2 mil pessoas estão em tratamento, por mês são atendidas pela farmácia do programa cerca de 980 pessoas, com medicações e fórmulas lácteas para crianças que não podem ser amamentadas pelas mães.
O Programa DST/Aids conta com médicos de diversas especialidades, como infectologistas, clínico geral, pediatra, dermatologista, ginecologista, além de psicólogos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem, farmacêutico, assistentes sociais, biólogos, profissionais de apoio.
Prevenção – O Programa DST/Aids realiza campanhas ao longo do ano, com orientações em locais de grande circulação de pessoas, palestras em escolas e empresas, além de oferecer o CTA Itinerante, nos bairros e localidades.
Outras ações são os treinamentos e capacitação para rede básica de saúde. O programa também abastece as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias Saúde da Família (ESFs), Núcleo de Atenção à Mulher (NUAM), Programa de Tuberculose, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e CAPs AD (Centro de Atendimento Psicossocial), com preservativos masculinos disponibilizados mensalmente.