A quem interessa frear o novo ciclo de desenvolvimento de Macaé? Fonte de mais de R$ 25 bilhões em investimentos já consolidados em projetos que atendem a nova dinâmica do mercado global de energia, o município assegura a liderança regional em geração de empregos, e promove uma verdadeira guinada na retomada econômica do Estado do Rio de Janeiro.
Ao recuperar os superlativos que a tornam referência em geração de negócios no país, Macaé estabelece também expertise nos processos de licenciamento que asseguram todos os aspectos ambientais, sociais e econômicos necessários à instalação de empreendimentos ligados ao segmento de óleo, gás e energia.
Contando com articulação política e institucional importante para modernizar as regras fiscais e tributárias que a tornam a cidade com maior potencial de receber empreendimentos ligados ao segmento de produção de energia, Macaé apresenta hoje a partir da instalação do Parque Térmico Sudeste a garantia de oferta de energia contratada pelo governo federal para sustentar a retomada econômica já iniciada pelo Brasil, através dos avanços alcançados pelo governo federal.
Por isso, o município volta a ser alvo de ataques políticos e de interesses não republicanos que tentam frear o novo ciclo de desenvolvimento.
Principal marca da gestão do prefeito Welberth Rezende, a transparência nas relações institucionais com o setor privado tem assegurado passos importantes na recuperação da cidade como a maior referência em oportunidades no Estado.
E essa perfil de gestão tem devolvido a cidade mais postos de trabalho para a mão de obra qualificada, mais de R$ 100 milhões em obras de infraestrutura e força política capaz de cobrar do governo o do Estado a responsabilidade por promover investimentos necessários no serviços de abastecimento de água, problema que de fato afeta a rotina da população.
Nos últimos tempos, Macaé deixou de se isolar no processo de desenvolvimento e buscou na parceria política com o governador Cláudio Castro a competência para superar desafios acumulados nos últimos anos.
Tanto no abastecimento de água, quanto na Segurança Pública, o governo do Estado tem um passivo grande com à população de Macaé, e essa cobrança tem sido a tônica dos investimentos já direcionados por Castro para a Cidade Energia.
Diante de todo o exposto, sem dúvidas, Macaé está preparada para consolidar um novo ciclo de desenvolvimento, que assusta até mesmo quem tenta jogar contra, espalhando notícias do município que ferem a realidade de prosperidade vivida mais uma vez pela Capital Nacional da Energia.