Uma pesquisa, realizada pelo Banco Nacional de Empregos, apontou crescimento na procura por profissionais na área da tecnologia da informação. Esse avanço, cada vez mais acelerado, se dá especialmente neste momento, em que soluções mercadológicas demandadas pela pandemia estão em alta, levando o profissional de Engenharia da Computação a ter mais oportunidades para construir e manter softwares e hardwares em pleno funcionamento.
Os números também são promissores no que diz respeito aos postos de trabalho. Só nos últimos dois anos, foram mais de 85 mil novas vagas. Um aumento de quase 670%. Quatro entre 10 carreiras se tornaram as mais promissoras, a de analista de sistemas, analista de suporte, analista de business intelligence e desenvolvedor.
Acompanhando a expansão do setor de Tecnologia da Informação é que a Faculdade Católica Salesiana de Macaé oferece a graduação de Engenharia da Computação, formando profissionais habilitados a satisfazer as novas demandas do setor.
Para o coordenador do curso de Engenharia da Computação, Mauro Dias de Carvalho, a pandemia serviu para acelerar a tecnologia em nosso cotidiano, sendo uma forma de sobrevivência para diversas operações. “Seja ela qual for, de pequena ou médio porte, a tecnologia está presente. A empresa que tem um profissional gabaritado nessa área sai ganhando. Aqui, na Salesiana, nossos alunos saem capacitados para desempenhar a função com excelência”, explica.
Para Mauro, a profissão continuará sendo promissora, com a prospecção de crescer ainda mais daqui para a frente. “Dependendo do porte da organização e do cargo, um Engenheiro da Computação pode ultrapassar um salário de R$9 mil. É um mercado muito amplo e, atualmente, com demanda maior do que a oferta de profissionais no Brasil e no mundo”, pontua.
Quer saber como ingressar no mercado de trabalho por meio do ensino superior? Acesse http://www.catolicamacae.com.br/vestibular ou no whatsapp (22) 98844-7130.
Texto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana