Depois de aguardar com grande ansiedade o primeiro voo comercial com avião maior, batizando a rota São Paulo (Congonhas)-Macaé, que até terça-feira (29), levou a Passaredo Linhas Aéreas a utilizar o aeroporto de Cabo Frio, por falta de certificação da pista do Aeroporto de Macaé, vencidas todas as etapas e tendo a Anac publicado hoje (30) a Portaria 3343, autorizando o pouso e decolagem das aeronaves ATR-72, finalmente foi anunciado ainda na parte da manhã de que os passageiros de São Paulo com destino a esta cidade, estarão chegando às 15h40m. O presidente da CVB Guilherme Abreu e os membros das instituições que fazem parte do grupo Repensar Macaé, receberam com euforia a informação e afirmaram que “finalmente demos um grande e gigantesco passo para abrir as portas da cidade para o Brasil e para o Mundo.
Mais cedo, Matthias Pöter, Chief Executive Officer da Aseb – Aeroportos do Sudeste do Brasil, enviou nota falando sobre a participação da Aseb no primeiro voo comercial em Macaé, cujo teor é o seguinte:
“Conquista faz parte de uma série de medidas que a empresa está atuando para viabilizar operações no Aeroporto.
Macaé se prepara para um momento histórico na cidade. O Aeroporto voltará a operar voos comerciais e a primeira aeronave pousa na cidade, hoje, dia 30 de outubro, vindo do Aeroporto de Congonhas, com previsão de chegada para as 15h40. A Aeroportos do Sudeste do Brasil (ASeB), empresa que faz parte do grupo Zurich Airport e ganhou concessão para operar os aeroportos de Vitória (ES) e Macaé (RJ) nos próximos 30 anos, trabalhou ativamente para regularizar o aeroporto de Macaé e viabilizar voos comerciais a partir desse dia.”
“Estamos muito felizes com essa oportunidade. Ficar para sempre na história dessa linda cidade, trabalhando constantemente desde que ganhamos a licitação para que o Aeroporto de Macaé se torne uma rota de turismo, negócios e que cresça cada vez mais, é motivo de muito orgulho. Trouxemos toda nossa experiência em administração de aeroportos da Suíça e queremos sempre agregar o nosso conhecimento com a valorização regional”, afirmou o CEO da ASeB, Matthias Poeter.
Desde que recebeu a permissão para iniciar o Plano de Transição das Operações, a ASeB tem solucionado pendências e viabilizado recursos para o bom funcionamento do aeroporto, mesmo que a previsão para assumir a administração aconteça na primeira quinzena de dezembro. “Atualmente, já temos uma equipe própria baseada em Macaé de 15 colaboradores atuando para preparar o aeroporto para receber nossos passageiros e visitantes em dezembro”, explicou Poeter.