odebateon-politica-macae
Comissões darão andamento aos projetos e proposições em discussão na Casa - Wanderley Gil 

Distribuição de cadeiras foi definida de acordo com o interesse político de cada parlamentar

A principal questão definida nesta terça-feira (19) pela Câmara de Vereadores, na primeira sessão ordinária do ano, foi a ocupação das cadeiras referentes as 18 Comissões Permanentes que integram os procedimentos legislativos e votação em plenário da Casa.

Através de acordo firmado durante recesso de 30 minutos realizado durante a sessão de hoje (19), as Comissões passam a ser presididas de acordo com o interesse político de cada parlamentar. Além disso, o apoio à reeleição do presidente Dr. Eduardo Cardoso (PPS) também ajudou a definir a composição dos novos quadros.

Entre os destaques estão as presidências das Comissões de Constituição, Justiça, Redação e Garantias Fundamentais, as mais importantes do plenário, em função do poder de bloquear ou dar seguimento aos projetos em discussão, até mesmo os assinados pelo Executivo. De forma estratégica, a Constituição e Justiça será presidida pelo primeiro vice-presidente da Casa e líder da bancada do governo na Câmara, Julinho do Aeroporto (MDB). Já a de Finanças, Orçamento, Planejamento e Tributação será presidida por Cesinha (PROS).

Ao assumir a titularidade do mandato abdicado pelo ex-vereador Welberth Rezende (PPS), atual deputado estadual, o vereador Robson Oliveira (PSDB) assumirá a presidência do maior número de Comissões. Neste ano, ele estará à frente da Defesa dos Direitos do Idoso, Assistência Social e Defesa do Consumidor e de Segurança Pública e Defesa Social.

Além da CCJ, Julinho acumula também a presidência da Comissão de Ética, Moral, Bons Costumes e Decoro Parlamentar da Câmara. Marcel Silvano (PT) presidirá as Comissões de Defesa dos Direitos Humanos e do Trabalhador e de Cidadania, Infância e Juventude. A Comissão de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo será presidida por Val Barbeiro (PHS), a de Saúde será presidida por Márcio Bittencourt (MDB), a de Desenvolvimento, Indústria e Comércio por Luiz Fernando (PTC), Educação e Cultura; Energia, Ciência, Tecnologia e Metrologia por Luciano Diniz (MDB), Meio Ambiente, Proteção dos Animais e Saneamento Básico por Maxwell Vaz (SD), de Esporte e Cultura por Marvel Maillet (REDE), de Agricultura e Pecuária por George Jardim (MDB) e de Transporte e Mobilidade Urbana por Gelinho (PTC).