O Flicmac vai acontecer entre os dias 07 a 11 deste mês

O estímulo ao hábito da leitura abre muitas portas, principalmente quando fomentado desde a infância, como orienta o Ministério da Educação. Esta prática desenvolve a concentração, a memória, o raciocínio e compreensão, a linguagem oral e amplia a capacidade criativa. Auxiliar também os educadores no acesso a livros contribui para a progressão de sua formação. Com estes objetivos, a Secretaria de Educação de Macaé inova, concedendo o Vale Livro, subsídio que será válido durante o Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac).

O Flicmac, uma realização da Prefeitura, vai acontecer, desta terça-feira (7) ao dia 11 (próximo sábado), das 9h às 20h, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, bairro São José do Barreto, e, de forma itinerante, do próximo dia 13 ao dia 30, quando os livreiros credenciados comparecerão às escolas. Durante o período do Festival, no Parque de Exposições, o serviço de Transporte Escolar será dedicado ao deslocamento dos alunos ao local. O Festival de Literatura e Cultura integra o Calendário Municipal de Eventos.

O Flicmac e o Vale Livro são estratégias para reforçar a importância da literatura especialmente para crianças, visando uma cidade do conhecimento. A leitura possibilita uma melhora do vocabulário, aprimoramento da capacidade interpretativa, conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos, além de desenvolvimento da criatividade, da comunicação, do senso crítico e ampliação de habilidades na escrita.

“A proposta do Vale Livro é estimular a leitura em nossa cidade, a participação no Flicmac é fazer com que o aluno tenha uma aproximação com livros, um dos objetivos da Educação. O Vale Livro é uma inovação do Município, para que os alunos possam escolher e comprar livros expostos no Festival, fazendo com que todos participem com equidade”, salienta a Secretária de Educação, Leandra Lopes.

Na terça-feira (31), a Prefeitura publicou o Decreto 268/2023, que regulamenta a lei de concessão do Vale Livro (5.085/2023). Este benefício será distribuído durante o Flicmac. Alunos das escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio da Rede Municipal de Ensino de Macaé e respectivos professores lotados nas unidades escolares (ativos e em efetivo exercício nos 30 dias que antecedem a realização do Flicmac) e aqueles professores que prestam apoio às atividades pedagógicas terão direito à concessão.

O benefício será distribuído através das direções das escolas. O Vale Livro 2023, para alunos, será no valor de R$ 40 e para professores, R$ 80. Ele será fornecido em formato de cédulas correspondentes aos valores de cada beneficiário. Esta concessão é pessoal e intransferível. O professor detentor de duas matrículas na Prefeitura Municipal de Macaé receberá o Vale Livro pela matrícula mais antiga.

Todos os alunos deverão participar do Festival acompanhados dos seus respectivos professores e demais servidores das unidades de ensino. Entretanto, os alunos matriculados no Maternal I e Maternal II apenas participarão do Festival, de 7 a 11, no Parque de Exposições, acompanhados dos seus responsáveis nos dias e horários de sua conveniência. Os responsáveis deverão retirar o Vale Livro, previamente, na Direção.

Credenciamento de escritores até esta quinta-feira (2)

Apenas livreiros credenciados junto à Secretaria Municipal de Educação estarão autorizados a receber o Vale Livro. Até esta quinta-feira (2), a Secretaria está com inscrições abertas para que escritores residentes no município participem do Flicmac. Acesse aqui o link para inscrição.

Por Secom pref Macaé