A superfície do Planeta Terra é coberta por 70% de água, mas apenas 1% é adequada e acessível para o consumo. Com a proposta de conscientizar sobre esse bem imprescindível para a existência humana, a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade realizou, na manhã desta quinta-feira (24), uma oficina de Educação Ambiental às margens do Rio São Pedro, no distrito de Glicério. O encontro foi mais uma ação da Prefeitura de Macaé para celebrar o Dia Mundial da Água (22 de março).
Participaram do encontro alunos do Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga. De acordo com o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna, o objetivo é promover reflexões sobre a importância da conservação dos recursos hídricos.
“Quando a gente mostra na prática a importância da preservação da água, os alunos de fato aprendem e ainda levam o conhecimento adquirido para seus familiares e vizinhos, e se tornam, dessa forma, novos multiplicadores de conhecimento. A Secretaria de Ambiente cuida de vidas, até mesmo daquelas vidas que ainda nem nasceram, por isso a importância de um trabalho de conscientização contínuo”, destacou Juninho Luna.
O encontro contou com a distribuição de brindes biodegradáveis, jogos educativos, música, exposição com resíduos responsáveis pela morte de tartarugas, e palestras ministradas por técnicos da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade; pela diretora do Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga, Janne Parente, e por representantes do projeto IURUKUÁ, do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUPEM / UFRJ).
O projeto IURUKUÁ aborda a temática da poluição das águas e o papel das ações humanas para contribuir com a preservação.
De acordo com informações do representante da Secretaria de Turismo na Serra, Faguiner Lemos, a ideia é realizar esse tipo de ação periodicamente. “É importante trazer os alunos para o ambiente e fazer com que eles tenham contato com a natureza. A proposta é promover oficinas de diferentes temas relacionados ao ambiente durante todo o ano, pois entendemos a importância da conscientização contínua”, frisou Faguiner Lemos.
Estiveram presentes na ação o secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio; o presidente da Associação dos Moradores e Amigos de Glicério – Ama Glicério, Lucas Emerick; o secretário executivo do Sanapa e coordenador da base operacional do Sana, Edson Ricardo, o Bola.
No final da oficina, Valentina Brito, de 11 anos, expressou sua opinião sobre o assunto. “Eu não consigo jogar lixo no chão. Para mim, é uma questão de preservação da espécie humana”, disse a aluna, que sonha em ser bióloga.
Por: Julie Silveira/ Site da Pref. de Macaé